A INCOMPLETUDE DOS CURSOS TÉCNICOS DO PROEJA POR FALTA DOS ESTÁGIOS EM UM CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO ESTADO BAHIA
Resumen
O presente trabalho é um recorte do relatório diagnóstico, intitulado A (in)conclusão de estágios nos cursos técnicos e a imperceptível exclusão de estudantes do PROEJA, entregue a Universidade do Estado da Bahia como requisito para obtenção do grau de Mestre. O objetivo desta pesquisa aplicada, numa abordagem qualitativa e técnica quantitativa, utilizando instrumentos da estatística para apresentar uma inferência qualitativa sobre o problema investigado na perspectiva metodológica de um estudo de caso, foi investigar as consequências da incompletude dos cursos técnicos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, por falta do estágio curricular obrigatório. A pesquisa foi realizada em dois bancos de dados, na instância estadual, no Sistema de Gestão Escolar (SGE); e na instância federal, no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC) e ainda na Secretaria do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP), com acesso ao livro de anotações de expedição dos certificados de técnicos de nível médio com o número do registro expedido pelo SISTEC. A pesquisa revelou que apenas 21,1% dos 1815 estudantes cadastrados no SISTEC foram certificados como técnico de nível médio.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.