PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO E DIVULGAÇÃO DA ASTRONOMIA: PROJETOR DE CONSTELAÇÕES DE BAIXO CUSTO.
Resumen
Este trabalho apresenta uma proposta de processo educacional, elaborado por meio de pesquisa aplicada, no intuito de divulgar cientificamente a Astronomia produzindo e utilizando materiais didáticos para o seu ensino, buscando melhorias nos índices de avaliação da Escola Básica implementando temas e conceitos atuais, inter-relacionados a temas transversais, sobre tópicos gerais em Astronomia. Para isto pretende-se construir um projetor de constelações de baixo custo, como uma proposta didático/pedagógica para divulgação científica. O projeto foi aplicado em quatro turmas de 8º ano do Ensino Fundamental séries finais da Escola Comunitária Abelha Encantada no município de Valente-BA. A proposta utilizada fundamenta-se em teorias do conhecimento e da aprendizagem, Vigotsky, Ausubel e Freire respectivamente, as quais nortearam as ações pedagógicas. Serão usados questionários como ferramenta de coleta de dados e o trabalho será estruturado pela construção e aplicação de atividades, desenvolvidas a partir da perspectiva do tema Constelações do Zodíaco.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.