PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO E DIVULGAÇÃO DA ASTRONOMIA: PROJETOR DE CONSTELAÇÕES DE BAIXO CUSTO.

Autores/as

  • Adaltro José Araujo Silva Universidade Estadual de Feira de Santana

Resumen

Este trabalho apresenta uma proposta de processo educacional, elaborado por meio de pesquisa aplicada, no intuito de divulgar cientificamente a Astronomia produzindo e utilizando materiais didáticos para o seu ensino, buscando melhorias nos índices de avaliação da Escola Básica implementando temas e conceitos atuais, inter-relacionados a temas transversais, sobre tópicos gerais em Astronomia. Para isto pretende-se construir um projetor de constelações de baixo custo, como uma proposta didático/pedagógica para divulgação científica. O projeto foi aplicado em quatro turmas de 8º ano do Ensino Fundamental séries finais da Escola Comunitária Abelha Encantada no município de Valente-BA. A proposta utilizada fundamenta-se em teorias do conhecimento e da aprendizagem, Vigotsky, Ausubel e Freire respectivamente, as quais nortearam as ações pedagógicas. Serão usados questionários como ferramenta de coleta de dados e o trabalho será estruturado pela construção e aplicação de atividades, desenvolvidas a partir da perspectiva do tema Constelações do Zodíaco.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adaltro José Araujo Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Licenciado em Ciências Biológicas

Especialista em Gestão e Educação Ambiental

Mestre em Ensino de Astronomia.

Publicado

2019-12-30

Cómo citar

ARAUJO SILVA, A. J. PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO E DIVULGAÇÃO DA ASTRONOMIA: PROJETOR DE CONSTELAÇÕES DE BAIXO CUSTO. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 168–188, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/7860. Acesso em: 17 jul. 2024.