A EDUCAÇÃO POPULAR AFIRMANDO VALORES COMUNAIS ATRAVÉS DA PEDAGOGIA DE ALICERCE: A REDE DE ARTE-EDUCAÇÃO SER-TÃO BRASIL

Autores/as

  • Sergio Ricardo Santos da Silva Universidade do Estado da Bahia -UNEB

Resumen

RESUMO

Este trabalho levanta questões acerca do desafio de entender o contexto educacional diante do pensamento colonial, de como afeta a educação formal ou não-formal e como movimentos sociais e educadores decoloniais propõem uma educação outra, a descolonização e educação. O maior desafio foi e é compreender como educadores, jovens, crianças, adultos e idosos conseguem afirmar nas suas elaborações de vida nas interações didáticas, aspectos do seu viver cotidiano frente ao pensamento colonial. Analisa a importância da relação da cultura popular e a educação como canal importante nas elaborações do conhecimento voltado para a valorização dos saberes que estruturam o pensamento comunal. Optamos por desenvolver uma abordagem qualitativa percorrendo um olhar investigativo envolto das contribuições da Rede Ser-tão Brasil nas produções de saberes da cultura popular como afronta ao pensamento colonial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sergio Ricardo Santos da Silva, Universidade do Estado da Bahia -UNEB

Doutorando em Educação e Contemporaneidade pela UNEB; Professor da Faculdade Montessoriano e da Prefeitura Municipal de Salvador

Publicado

2019-12-30

Cómo citar

DA SILVA, S. R. S. A EDUCAÇÃO POPULAR AFIRMANDO VALORES COMUNAIS ATRAVÉS DA PEDAGOGIA DE ALICERCE: A REDE DE ARTE-EDUCAÇÃO SER-TÃO BRASIL. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 113–125, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/7791. Acesso em: 17 jul. 2024.