COSMOLOGÍA Y KILOMBOS
TERRITORIO ANCESTRAL Y EL RETORNO ORIGINAL
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n9.4Resumen
Este ensayo presenta una crítica enfocada en los fundamentos de sustentación de los modos de vida contemporáneos de las sociedades occidentales u occidentalizadas, ampliamente cuestionados por los resultados encontrados acerca de las incertidumbres en torno a los recursos naturales, tratados como materia prima para la producción de capital; y relaciones sociales globalizadas, basadas en las diferencias como signo de jerarquías. La intención es demostrar cómo la cosmovisión de una cultura constituye un marco de referencias que orienta el comportamiento individual, colectivo y político. Destacamos elementos y fenómenos de los modos de vida occidentales como herencia de la cultura eurocéntrica del colonialismo/imperialismo y, por el contrario, las epistemologías del pueblo negro, transmitidas a través de tradiciones orales, herencia ontológica y cosmológica de las sociedades africanas, como contra- prácticas de colonización: cuerpo, naturaleza, saber y espíritu. Evidenciado que hay una lucha que se libra en el plano de la cosmología como disputa de un proyecto de sociedad.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.