ENSAIO APRENDER COMO AUTOR NA EDUCAÇAO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n6.83-119

Resumen

Para aprender, o estudante precisa exercitar “atividades de aprendizagem” (Demo, 2018; 2018a), como ler, estudar, elaborar, pesquisar, fundamentar, todas autorais, não instrucionistas. Aprendizagem não provém de aula, porque esta é mediação externa, não sendo possível “causar”, de fora, de cima, a aprendizagem do estudante. Papel do professor é organizar tais atividades em projetos longos de pesquisa, nos quais aulas de 45 minutos não fazem qualquer sentido. Escola realmente voltada para a aprendizagem do estudante tem formato completamente diverso, não é um monte de salas de aula, mas uma comunidade de aprendizagem dedicada a garantir ao estudante o direito de aprender como autor (Demo, 2015).

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Biografía del autor/a

Felipe Freitas de Araújo Alves, Universidade Federal do Amazonas

Pesquisador e Palestrante. Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Mestre em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP. Pesquisador colaborador no grupo de pesquisa GPECUMA - Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura, Memória e Arte (UNESP). Advogado, Parecerista ?ad hoc? em Revistas Acadêmicas. Bacharel em Direito e licenciado em Filosofia. É Especialista em Ensino de Filosofia; Direito Administrativo; Direito Empresarial; Direito Penal; Direito da Criança, Juventude e Idoso e Direito Constitucional. Possui Pós Graduação em Docência no Ensino Superior. É MBA Executivo em Coaching. Leciona Filosofia (Geral e do Direito), Direito, Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos e Metodologia da Pesquisa Científica. Atualmente é professor visitante de Direito Civil, Direito de Família, Direito Processual Civil, Direito Empresarial e Direito do Consumidor e Filosofia na Pós Graduação da Escola Superior de Direito - Ribeirão Preto (EBJUR).

Pedro Demo, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em Filosofia - Bom Jesus (1963) e doutorado em Sociologia - Universität Des Saarlandes/Alemanha (1971). Professor titular aposentado da Universidade de Brasília, Departamento de Sociologia. Professor Emérito. Fez pós-doutorado na UCLA/Los Angeles (1999-2000). Tem experiência na área de Política Social, com ênfase em Sociologia da Educação e Pobreza Política. Trabalha com Metodologia Científica, no contexto da Teoria Crítica e Pesquisa Qualitativa. Pesquisa principalmente a questão da aprendizagem nas escolas públicas, por conta dos desafios da cidadania popular. Publicou mais de 100 livros.

Maria Cecília de Souza Minayo, Fiocruz

Possui graduação em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), graduação em Ciências Sociais - City University of New York (1979), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1989). Desde 1997 é editora científica da revista Ciência & Saúde coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva e pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando como professora, pesquisadora e orientadora principalmente nos seguintes temas: metodologia de pesquisa social, metodologia da pesquisa social em saúde pública, violência e saúde, causas externas, violência, violência autoinfligida, saúde coletiva e saúde e sociedade. Já orientou 80 teses e dissertações, publicou 225 artigos científicos publicados, 204 capítulos de livros e 40 livros sendo 7 individualmente e 34 como organizadora e em colaboração. É membro do conselho editorial de 14 revistas científicas, sendo 4 estrangeiras e desde 2013 é Editora Regional da Revista Environmental Health Perspectives. Tem vários prêmios por seus méritos na área de saúde dentre eles o de "Medalha de Mérito da Saúde "Oswaldo Cruz" conferido pelo Ministério da Saúde em 2009 ;o Prêmio de Direitos Humanos em 2014 conferido pela Presidência da República; e a menção honrosa de C&T do CNPQ . É bolsista 1A de produtividade do CNPQ e pesquisadora emérita da FAPERJ. e da FIOCRUZ.

Renan Antônio da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Docente Colaborador no Programa de Pós - Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Educação (Visitante) na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Realizou o Estágio Doutoral com bolsa CAPES/PDSE, junto ao Centro em Investigação Social (CIS) pelo Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE - Portugal (2015-2016), sob processo de número 99999.006746/2015-02. Mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas (2014). Licenciado em Ciências Sociais (2011). Participa, como pesquisador das Cátedras Unesco - José Saramago, Universidade do Vigo (Espanha), Research and Social Responsibility in Higher Education, University of Victoria (Canadá) e Intangible and Tradicional Know-how: Linking Heritage (Universidade de Évora) e da Cátedra Ignacy Sachs (PUC/SP).Membro Honorário Dell Accademia di Scienze Umane - Pontificia Università Urbaniana (Itália). Membro Honorário na National Science Teaching Association (EUA), na NATIONAL ACADEMYOF EDUCATIONAL SCIENCES OF UKRAINEU (Ucrânia) e Membro Honorário da American Anthropological Association (fundada por Franz Boas em 1902). Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPG-PP) da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) com bolsa PNPD/CAPES. Líder no Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura, Memória e Arte (GPECUMA). Vice-Líder no Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas (GRUPPU/ UMC). Pesquisador Convidado no Centre for Citizenship, Conflict, Identity and Diversity (University of Huddersfield). Pesquisador no Grupo de Investigación Escritoras y Escrituras - Universidad de Sevilla. Pesquisador Associado em dois projetos na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Pesquisador no Laboratório de Estudos de Gênero e História (UFSC). Pesquisador no Departamento de Pesquisa do Centro Universitário do Sul de Minas (Unis). Foi Consultor no United Nations Educational, Scientific, and Cultural Organization (UNESCO). Pesquisador no Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil na FAE/UFMG. Foi Professor - Visitante na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Publicou mais de 100 artigos científicos, 18 capítulos de livros, 12 livros e organizou outras 7 obras. Escreve e pesquisa ao lado dos renomados professores Dra. Maria Cecília de Souza Minayo e Dr. Pedro Demo.

Publicado

2021-03-03

Cómo citar

ALVES, F. F. de A.; DEMO, P.; MINAYO, M. C. de S. .; DA SILVA, R. A. ENSAIO APRENDER COMO AUTOR NA EDUCAÇAO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 83–119, 2021. DOI: 10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n6.83-119. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/10969. Acesso em: 22 dic. 2024.