PARADIGMAS EDUCACIONAIS E A PRÁTICA PEDAGÓGICA

TENDÊNCIAS E DESAFIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n6.51-64

Resumo

Busca-se no presente artigo refletir acerca da influência dos paradigmas educacionais na prática pedagógica. O problema que orientou a reflexão buscou elucidar a seguinte questão: como é possível construir uma prática pedagógica inovadora que busque superar a visão conservadora/tradicional da educação, e atenda as exigências do paradigma da complexidade? O objetivo do trabalho foi analisar de forma reflexiva os paradigmas contemporâneos e sua influência na educação, discutir criticamente o papel do professor e sua metodologia na ação docente e principalmente ampliar o debate acerca da influência dos paradigmas da ciência no processo educativo. A metodologia da pesquisa orientou-se em uma perspectiva qualitativa, do tipo pesquisa-ação, com a utilização do levantamento bibliográfico como embasamento da fundamentação teórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Felipe Hennerich Pacheco, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, com período sanduíche no Doutoramento em Estudos Feministas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Realizou estágio de investigação doutoral no CES - Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2019-2020). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (2017). Licenciado em Filosofia (2014), Pedagogia (2018) e especialista em Antropologia Cultural (2016). Integrante e pesquisador dos Grupos de Pesquisas (CNPq): "Políticas Públicas, Direitos Humanos e Formação de Professores", com seu projeto vinculado ao observatório de violências nas Escolas do PPGE/PUCPR e à rede de pesquisadores articulados pela Cátedra UNESCO Juventude, Educação e Sociedade e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Médio e Juventudes - NEPEMJ, do(a) Instituto Federal do Paraná ? IFPR. Egresso do grupo de pesquisa (CNPq): Filosofia Francesa Contemporânea (2014-2016). Sua pesquisa está ligada às seguintes temáticas: Violência interseccional sobre a infância; Pobreza infantil; Decolonialidade; Colonialidade de saber/poder; Garantias de direitos em contexto de vulnerabilidade social; Teorias e epistemologias feministas; Epistemologias do Sul; Pedagogias decoloniais.

Downloads

Publicado

2021-02-19

Como Citar

Pacheco, E. F. H. (2021). PARADIGMAS EDUCACIONAIS E A PRÁTICA PEDAGÓGICA: TENDÊNCIAS E DESAFIOS . Revista Educação E Ciências Sociais, 4(6), 51–64. https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n6.51-64