Envíos

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Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.
  • El envío no ha sido publicado previamente ni se ha sometido a consideración por ninguna otra revista (o se ha proporcionado una explicación al respecto en los Comentarios al editor/a).
  • El archivo de envío está en formato OpenOffice, Microsoft Word, RTF o WordPerfect.
  • Siempre que sea posible, se proporcionan direcciones URL para las referencias.
  • El texto tiene interlineado sencillo; 12 puntos de tamaño de fuente; se utiliza cursiva en lugar de subrayado (excepto en las direcciones URL); y todas las ilustraciones, figuras y tablas se encuentran colocadas en los lugares del texto apropiados, en vez de al final.
  • El texto se adhiere a los requisitos estilísticos y bibliográficos resumidos en las Directrices del autor/a, que aparecen en Acerca de la revista.

Directrices para autores/as

A fim de facilitar o tratamento e a disseminação dos trabalhos enviados para publicação na RECS, apresentamos algumas normas técnicas para o estabelecimento de padrões de estilo e apresentação dos textos.

Submissão

Cadastro e login são obrigatórios para submissão de documentos online e verificar o estágio de submissões. Acesse a página de CADASTRO

Os artigos deverão ser encaminhados exclusivamente mediante o Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (Seer), no qual o autor poderá acompanhar o andamento do trabalho, cujas instruções se encontram disponíveis no site http://www.revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/

Idiomas

Os artigos poderão ser redigidos em português, inglês ou espanhol.

Quantidade permitida de autores

O número máximo de autores de um artigo não poderá exceder o total de quatro pessoas. Caso mais pessoas tenham participado da construção do artigo, recomenda-se mencionar em nota de rodapé o grau de colaboração de cada participante da pesquisa, caracterizando-as como estagiários, auxiliares de pesquisa, bolsistas.

Metadados obrigatórios:

No formulário de submissão, devem ser incluídos obrigatoriamente:

a) Título do manuscrito (em português, inglês e espanhol, e opcionalmente em italiano);

b) Resumo do manuscrito (em português, inglês e espanhol, e opcionalmente em italiano);

c) Palavras-chave (em português, inglês e espanhol, e opcionalmente em italiano);

d) Referência bibliográfica do texto;

e) Nomes de todos os autores conforme disponível na Plataforma Lattes;

f) Minibiografia de cada autor, incluindo títulos acadêmicos do maior para o menor, filiação institucional, vinculação a grupo de pesquisa e programa de pós-graduação, e temática de interesse investigativo;

g) Email de todos os autores;

h) Instituição à qual pertence(m) cada autor.

Manuscritos com metadados incompletos serão devolvidos.

Mídia

Os originais deverão ser encaminhados em arquivo formato Word, digitados em espaço 1,5, com extensão de 28.000 a 54.000 caracteres para o corpo do texto dos artigos. As resenhas não devem exceder 10.000 caracteres. Nos dois casos, a extensão permitida deve considerar os espaços.

Fonte

A fonte utilizada deverá ser a Times New Roman, sendo em corpo 12 para o texto, em corpo 11 para as citações destacadas e em corpo 8 para as notas de rodapé.

Ilustrações

As ilustrações deverão possuir resolução a partir de 300 dpi, acompanhadas das fontes e de título que permita compreender o significado dos dados reunidos.

Os quadros, tabelas e gráficos (de preferência em Excel) deverão obedecer às normas de apresentação tabular do IBGE.

Título

O título do artigo deve ser breve, específico e descritivo, contendo as palavras representativas do seu conteúdo. O título deverá ser centralizado, espaço simples, maiúsculo, negrito, e traduzido para o inglês e o espanhol. Após o título, SALTAR duas linhas, colocar alinhado à direita: o nome do(s) autor(es), titulação, filiação institucional, vinculação a grupo de pesquisa (quando pertencer a algum grupo), e-mail.

 

Resumo

Os artigos enviados para a RECS deverão ser acompanhados, obrigatoriamente, de resumos informativos em português, inglês e espanhol, com 10 linhas no máximo (de 100 até 300 palavras), composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Parágrafo único, espaço simples. A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. A seguir, deve-se indicar a informação sobre a categoria do tratamento (memória, estudo de caso, análise da situação etc.). Devem-se evitar: a) símbolos e contrações que não sejam de uso corrente; b) fórmulas, equações, diagramas etc., que não sejam absolutamente necessários; quando seu emprego for imprescindível, defini-los na primeira vez que aparecerem. Conter os dados essenciais, tais como:

Descrição – Indica o tipo de artigo a ser analisado (artigo original, de revisão, estudo de caso).

Objetivo – Descreve as razões pelas quais o trabalho foi realizado, o que se buscou demonstrar e a natureza do problema tratado.

Metodologia – Descreve a abordagem teórica e/ ou metodológica empregada, as principais técnicas utilizadas, indica as fontes dos dados e o modo como estes foram utilizados, quais os conceitos desenvolvidos e como foram analisadas as variáveis.

Resultados – Descrevem sucintamente as descobertas significativas e importantes da pesquisa.

Conclusões – Desfecho do estudo.

O resumo em língua estrangeira (em inglês ABSTRACT, em espanhol RESUMEN) deve ter as mesmas características do resumo em língua vernácula.

 

Palavras-chave

Os artigos enviados à RECS devem conter palavras-chave referentes ao seu conteúdo, escolhidas em vocabulário referente a submissão. As palavras-chave, no total de cinco (tradução para o inglês [Key-words] e espanhol [Palabras clave]), devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave: separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

 

Texto  

O texto, nos idiomas Português, inglês ou Espanhol , contendo no corpo do texto a extensão de 28.000 a 50.000 caracteres com espaço, incluindo referências, usa fonte Times New Roman em corpo 12; emprega itálico em vez de sublinhar; as figuras e tabelas estão inseridas no texto e não em seu final; fonte 11 (epígrafe e citação). Abertura dos parágrafos do texto: recuo especial: 1,25 Recuo à esquerda para epígrafe: 7,5 cm; especial: nenhum. Recuo à esquerda para citação: 4,0 cm; especial: nenhum. Alinhamento: justificado. Usar numeração consecutiva/progressiva dentro do texto.

O texto está em espaço 1,5; os originais deverão ser encaminhados em arquivo formato Word.

As referências, ao final do trabalho, devem ser separadas entre si por um espaço simples. Os títulos das seções devem ser separados do texto que os sucede por dois espaços simples e, da mesma forma, os títulos das subseções, as citações com mais de três linhas e as epígrafes devem ser separados do texto que os precede, ou que os sucede, por dois espaços simples.

 

Numeração das seções

A divisão das seções do texto do documento deve ser segundo a NBR 6024 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2012):  a) os títulos das partes (seções) em que se divide o trabalho devem ser precedidos de um indicativo numérico segundo o sistema de numeração progressiva, sempre alinhados à esquerda, e começar sempre por um número inteiro (ex.: 1);  b) devem-se utilizar números arábicos para enumeração das seções/subseções, bem como o ponto para divisão e consequente subordinação das seções (ex. 1.1);  c) o indicativo de seção precede o título, dele separado por um espaço de um caractere;  d) não deve ser utilizado qualquer sinal (hífen, travessão ou ponto) entre o indicativo numérico da seção e o seu título; não se usa ponto final em títulos e subtítulos; e) a apresentação das seções e subseções (títulos e subtítulos) deve ser diferenciada tipograficamente utilizando recursos como negrito, itálico, grifo, caixa alta, dentre outros. A escolha é livre, desde que seja padronizada no trabalho todo. Recomenda-se que os títulos das seções primárias sejam em maiúsculas. Cada nível de seção deve seguir sua própria padronização.

 

Citações

As citações com até três linhas devem vir entre aspas, dentro do parágrafo, acompanhadas por uma chamada entre parênteses para o autor, o ano e o número da página da publicação. Ex:

Segundo Soares (2000, p. 234) “uma nova relação entre ensino, pesquisa, aprendizagem e avaliação processual” exige novas posturas pedagógicas e metodológicas.

As citações com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo, sem aspas, em corpo 10, redondo. Ex:

[...] os professores têm sido desafiados a se desprenderem de práticas mais tradicionais e a investirem em práticas pedagógicas reflexivas, criadoras e com especial significado para suas próprias práticas e para o movimento educacional que estão instalando em suas classes, qualificando o debate e as discussões em sala de aula, o que materializa, mesmo que indiretamente, uma estratégia de formação continuada dos docentes. (SOARES, OLIVEIRA, 2003, p. 9).

A referência bibliográfica completa da citação virá em lista única ao final do artigo.

A exatidão e a adequação das citações e referências a trabalhos consultados e mencionados no texto são de responsabilidade do autor.

 

Notas

As notas de rodapé devem ser evitadas. Quando necessárias, que tenham a finalidade de: observações complementares; realizar remissões internas e externas; introduzir uma citação de reforço e fornecer a tradução de um texto. As indicações das fontes bibliográficas deverão ser feitas no texto. As notas não ultrapassam 200 palavras. A NBR 10.520 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002), em relação às expressões usadas em notas de rodapé, esclarece que: * A primeira citação deve apresentar a referência completa. * As referências subsequentes podem ser apresentadas por meio de expressões latinas, evitando, assim, as repetições de fontes citadas anteriormente.

Expressões usadas SOMENTE em notas de rodapé, dentre outras: 1. Idem ou Id. (= do mesmo autor) 2. Ibidem ou Ibid. (mesma obra) 3. Opus citatum ou op. cit. (obra citada) 4. Sequentia ou et seq. (que se segue) 5. Confronte, Confira ou Cf. 6. Loco citato ou Loc. cit. (= no lugar citado) 7. Passim (= aqui e ali, em vários trechos) 8. Et al. (= e outros) 

OBSERVAÇÃO: apud (= citado por, segundo) é a única expressão latina que pode ser usada tanto no texto quanto em notas de rodapé.

 

Ilustrações e Tabelas

As ilustrações e tabelas devem ser destacadas do texto por um espaço (1,5 cm) antes e depois de sua apresentação. Sua identificação aparece na parte superior, seguida de seu número de ordem no texto em algarismo arábico, travessão e do respectivo título. Abaixo da ilustração, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver) (SILVA; VIEIRA JÚNIOR, 2014, p. 5).  

* Ilustrações: desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros.

Segundo NBR 14.724 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2011), qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte SUPERIOR, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), em fonte 11, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.  Figura é a denominação genérica atribuída aos gráficos, fotografias, gravuras, mapas, plantas, desenhos ou demais tipos ilustrativos, quando presentes no trabalho acadêmico em questão (SILVA; VIEIRA JÚNIOR, 2014, p. 10).

** Gráficos

Segundo Silva e Vieira Júnior (2014), quando a figura for representada apenas por gráficos, a denominação pode ser feita somente pela palavra “gráfico”. Pois, estes representam dinamicamente os dados das tabelas, sendo mais eficientes na sinalização de tendências. “[...] Um gráfico bem construído pode substituir, de forma simples, rápida e atraente, dados de difícil compreensão na forma tabular” (p. 11). A escolha do tipo de gráfico (barras, lineares, de círculos, entre outros) está relacionada ao tipo de informação a ser ilustrada.

A fonte de letra na tabela deve ser no mínimo de tamanho 10 pt e no máximo de 12 pt ; divida a tabela em duas ou mais (repetindo o cabeçalho), se não couber na página;  Para títulos, utilize o estilo: Tabela - seguida do título da tabela/gráfico (centralizado e negrito);  A fonte dos dados deve ser indicada, alinhando o texto descritivo com a margem esquerda da Tabela/Gráfico. A fonte das legendas deve ser tamanho10;  Procure evitar grades laterais nas células das tabelas. 

 

Referências bibliográficas

As referências bibliográficas devem constituir uma lista única no final do artigo, em ordem alfabética por sobrenome de autor; devem ser completas e elaboradas de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) – NBR 6.023.

Quando se tratar de obra consultada on-line, é necessário indicar o endereço eletrônico e a data em que foi acessada; se a obra estiver em suporte eletrônico (DVD, CD-ROM), essa informação também deve constar após a sua identificação.

Livros (um autor)
FLORIANI, José Valdir. Professor e pesquisador: exemplificação apoiada na Matemática. 2. ed. Blumenau: Furb, 2000. 142 p. (Programa Publicações de Apoio à Formação Inicial e Continuada de Professores).

Livros (dois autores)
DAMIÃO, Regina Toledo; HENRIQUES, Antonio. Curso de direito jurídico . São Paulo: Atlas, 1995.

Capítulos de livro
REGO, L. L. B . O desenvolvimento cognitivo e a prontidão para a alfabetização. In: CARRARO, T. N. (Org.). Aprender pensando. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1991. p. 31-40.

Artigos de periódico
GOROVITZ, Matheus. Da educação do juízo de gosto. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 79, n. 193, p. 86-94, set./dez. 1998.

Teses e dissertações
ARAÚJO, U. A. M. Máscaras inteiriças tukúna. 1985. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 1986.

Artigos de jornal com autor identificado
LEAL, L. N. MP fiscaliza com autonomia total. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 3, 25 abr. 1999.

Artigos de jornal sem identificação de autor
ARRANJO tributário. Diário do Nordeste Online, Fortaleza, 27 nov. 1998. Disponível em: http://www.diariodonordeste.com.br. Acesso em: 28 nov. 1998.

Decretos, Leis
BRASIL. Lei nº 9.887, de 7 de dezembro de 1999. Altera a legislação tributária federal. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 8 dez. 1999. Disponível em: . Acesso em: 22 dez.1999.

Constituição Federal
BRASIL. Constituição (1988). Emenda constitucional nº 9, de 9 de novembro de 1995. Lex: legislação federal e marginália, São Paulo, v. 59, p. 1996, out./dez. 1995.

Trabalhos publicados em Anais de Congresso
GUNCHO, M. R. A educação a distância e a biblioteca universitária. In: SEMINÁRIO DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 10., 1998. Fortaleza. Anais... Fortaleza: Tec Treina, 1998. 1 CD-ROM.

Siglas
As siglas devem vir acompanhadas do nome por extenso.
Ex.: Centro de Informação e Biblioteca em Educação (Cibec).

Destaques
O uso de negrito deve ficar restrito aos títulos e intertítulos; o de itálico, apenas para destacar conceitos ou grifar palavras em língua estrangeira.


Somente serão aceitos os trabalhos que preencherem as condições citadas.


Importante
A exatidão das informações e os conceitos e opiniões emitidos nos artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores.
O setor de revisão reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais, respeitados o estilo e as opiniões dos autores, com vista a manter a homogeneidade e a qualidade da revista.

Itens de Verificação para Submissão
Como parte do processo de submissão, autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão com todos os itens listados a seguir. Serão devolvidas aos autores as submissões que não estiverem de acordo com as normas.
1. A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
2. Os arquivos estão em formato Word, e não ultrapasse os 2MB.
3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.obeja.uneb.br) estão ativos e prontos para clicar.
4. O texto está em espaço 1,5; os originais deverão ser encaminhados em arquivo formato Word; a extensão de 28.000 a 42.000 caracteres com espaço, usa fonte Times New Roman em corpo 12; emprega itálico em vez de sublinhar; as figuras e tabelas estão inseridas no texto e não em seu final.
5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autores
6. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.

Artigos

A submissão de textos é de fluxo contínuo e busca fomentar a socialização de conhecimento e experiências sobre Educação e Ciencias Sociais no Basil e no Exterior. 

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