Apresentação
Abstract
Este n. 2 da Revista Educação e Ciências Sociais, RECS, do Grupo de Pesquisa Teoria Social e Projeto Político Pedagógico, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia, está sendo publicado no momento em que vivemos o primeiro ano do governo Jair Messias Bolsonaro que vem demonstrando pouca simpatia para com o tema da educação e, menos ainda, com o das ciências sociais.
Essa situação pode levar à perda de referências e contribuições importantes já consolidadas em políticas e programas educacionais públicos; além dessas questões, o descontrole e desinteresse nessas ações retardam ainda mais novas possibilidades de inserção do conhecimento para os diferentes grupos de pessoas. Em um mundo dominado pela incerteza, as pessoas se apegam com mais força às identidades grupais que lhes dão mais segurança e autoestima. A reação adaptativa às ameaças do ambiente em alteração vertiginosa produz uma adesão intransigente a sentimentos e mentalidades afins, mais do que a temas ideológicos e a questões morais. Eis o risco.
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