SABERES TRADICIONAIS: PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS EMPREENDEDORES DA COOPERATIVA DE ETNODESENVOLVIMENTO KITAANDA BANTU

Authors

  • Dandara Lopes Correia Universidade Salvador

Abstract

As transformações sociais e econômicas, no Brasil, na contemporaneidade vêm contribuindo para fomentar o interesse pelo empreendedorismo, mas observa-se que a maior parte dos grupos produtivos formados por povos e comunidades tradicionais vivencia falta de acesso às políticas públicas específicas que promovam a inclusão produtiva e a valorização das culturas locais. O objetivo principal deste artigo é descrever o processo de ensino e aprendizagem da Cooperativa de Etnodesenvolvimento Kitaanda Bantu, identificando os ensinamentos sobre empreendedorismo e as implicações para os empreendedores que trabalham com artesanato, gastronomia, extrativismo, agricultura familiar agroecológica e orgânica e formação cultural nessa cooperativa. Para tal, fez-se necessária a pesquisa exploratória com levantamento de dados primários e secundários, de natureza qualitativa, que proporcionou analisar a importância da educação informal no processo de ensino e aprendizagem. Este artigo proporciona impacto importante sobre o desenvolvimento de práticas, contribuindo para o fortalecimento do empreendedorismo na cooperativa, contribuindo para o desenvolvimento local sustentável.

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Author Biography

Dandara Lopes Correia, Universidade Salvador

Graduada em Comunicação e Marketing, UNIFACS; Pós Graduada em Comunicação Corporativa - UNIFACS; Cursando Arte e Educação na Universidade Federal da Bahia; Atualmente compõe a equipe da Coordenação de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais da Secretaria de Promoção de Igualdade Racial do Estado da Bahia

Published

2019-11-21

How to Cite

CORREIA, D. L. SABERES TRADICIONAIS: PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS EMPREENDEDORES DA COOPERATIVA DE ETNODESENVOLVIMENTO KITAANDA BANTU. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 41–61, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/6563. Acesso em: 17 jul. 2024.