HISTORICAL APPROXIMATIONS OF RURAL EDUCATION AND THE AGRICULTURAL FAMILY SCHOOL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n9.6

Abstract

This article aims to analyze the construction and consolidation of the Agricultural Family School in the Alagoinhas Region and its relations with the expanding experiences, from France, of the Maison Familiale Rurale (MFRs) and, later, of the Brazilian EFAs. It is the result of the investigation that gave rise to the dissertation, entitled “Democratic Management and Participation in the Agricultural Family School of the Alagoinhas Region”. The research presents inspirations from dialectical historical materialism, which discuss the hegemonic project of society, frontally marking the field of education. Thus, we observe an approximation between the trajectories of the Escola Família Agrícola and the Rural Education, as well as their struggles and dilemmas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Corolina dos Santos Silva, UFBA

Possui graduação em Química pela Universidade Federal da Bahia (2009), Mestranda em Educação (UFBA) e Especialização em Educação de Jovens e Adultos (2015). Atualmente trabalha na Assembléia Legislativa do Estado da Bahia, assessorando o Deputado Estadual Robinson Almeida. Em 2017, trabalhou na Câmara Federal como Assessora Técnica. Foi Consultora para à realização de estudos para o Fortalecimento de Políticas Educacionais para a Juventude na UNESCO entre 2014 e 2015, para o desenvolvimento de referenciais de gestão e materiais de apoio à implementação de políticas educacionais para a juventude rural, com foco no Projovem Campo - Saberes da Terra, modalidade de Educação de Jovens e adultos, priorizando os Territórios da Cidadania, com análise das equipes gestoras locais, das turmas em andamento e do processo de formação continuada de professores envolvidos com o Programa. Em 2011, foi Assessora do Ministro do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para assuntos relacionados à juventude rural, a fim de articular e construir política públicas em três esferas; a interna, no âmbito do Governo Federal e no Mercosul Membro. Participou da equipe técnica que elaborou: a primeira Assistência Técnica e Extensão Rural para a juventude rural; a qualificação do crédito rural para a juventude – Pronaf Jovem; a qualificação da Declaração de Aptidão o Pronaf para o acesso das/os jovens; o Programa de Organização Produtiva da juventude rural em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul; o Pronatec Campo e; a segunda e a terceira etapa do Cursos de formação para lideranças jovens rurais do Mercosul. Em 2010, Assessorou a Política Sindical na Central Única dos Trabalhadores e neste mesmo período trabalhou na Assembléia Legislativa da Bahia no Gabinete do Deputado Estadual do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Isaac Cunha.

Gilvanice Barbosa da Silva Musial, UFBA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1990), Mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011) com realização de Estágio de Doutorado - Sanduíche - na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris, França e Pós-doutorado em Educação pela pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PROPEd/UERJ. Foi professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (1997-2015). Atuou como professora permanente no Mestrado FaE/UEMG, Linha de Pesquisa 2: Trabalho, História da Educação e Políticas Educacionais. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação, Departamento de Educação I, da Universidade Federal da Bahia e integra o PPGE/UFBA da linha de Política e Gestão da Educação e o MPED/UFBA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, educação do campo, história da escola rural e políticas educacionais.

Published

2022-03-01

How to Cite

SILVA, A. C. dos S. .; MUSIAL, G. B. da S. . HISTORICAL APPROXIMATIONS OF RURAL EDUCATION AND THE AGRICULTURAL FAMILY SCHOOL. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 120–135, 2022. DOI: 10.38090/recs.2595-9980.v5.n9.6. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/13746. Acesso em: 22 dec. 2024.