A PEDAGOGIA FREIREANA E A EJA NA EDUCAÇÃO DOS SUJEITOS PRIVADOS DE LIBERDADE

possibilidades e entraves

Autores

  • Tailan Cristina Maciel Unicentro
  • Vanessa Elisabete Raue Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n8.3

Resumo

A presente discussão busca, através de uma investigação bibliográfica, as influências da pedagogia de Paulo Freire na Educação de Jovens e Adultos, considerando os aspectos pertinentes da Pedagogia de Freire, corroborando para a educação daqueles que estão privados de liberdade. Assim, aponta-se a educação a partir da pedagogia freireana, como um meio de reinserção social, promoção da autonomia, emancipação e reinserção social do sujeito aprisionado. Busca ainda, contemplar a educação nas prisões como uma prática para a liberdade, para além das grades, para a vida e convivência em sociedade.

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Biografia do Autor

Tailan Cristina Maciel, Unicentro

Pós-Graduanda em Educação Infantil: Perspectivas Contemporâneas, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Especialista em Docência e Diversidade pela faculdade Descomplica (D), especializada em Diversidade Sexual e de Gênero pelo Centro Universitário Uniamérica Descomplica (CUUD). Possui graduação em Pedagogia: docência e gestão educacional, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO), graduação em História interrompida (UNICENTRO).

Vanessa Elisabete Raue Rodrigues

Graduada em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional (2001), Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade do Centro Oeste, UNICENTRO (2003), Mestre em Educação (2015), Doutora em Educação e Pós doutora em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa. É pesquisadora do Grupo GEPÊPrivação da Universidade de São Paulo e participa dos Grupos GETFOP - Grupo de Educação, Trabalho e Formação de Professores e Sociedade Internacional Hegel - Marx: Seção Brasil, da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO) e GEJAI - Grupo Políticas públicas, Educação permanente e práticas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

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Publicado

2022-03-01

Como Citar

Maciel, T. C., & Rodrigues, V. E. R. . (2022). A PEDAGOGIA FREIREANA E A EJA NA EDUCAÇÃO DOS SUJEITOS PRIVADOS DE LIBERDADE: possibilidades e entraves. Revista Educação E Ciências Sociais, 5(8). https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n8.3