A NARRATIVA FILMICA DE AVATAR (2009) E SUAS POTENCIALIDADES PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n6.33-50

Resumo

Esse estudo investigou as potencialidades das cenas do filme de ficção Avatar para a problematização das relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente no Ensino de Ciências no Contexto da Educação Básica. Trata-se de um estudo qualitativo fundamentado na análise do fílmica. Foram selecionadas cinco cenas e para cada uma delas evidenciou-se um tema sociocientífico: a conquista do espaço pelo homem; o conflito de interesses entre as grandes corporações e os cientistas; implicações neurais no processo de controle corpo x mente; engenharia genética e suas implicações atuais; a relação entre homem x natureza. Evidencia-se o potencial pedagógico da abordagem de temas como universo, relações entre as espécies, natureza e sacralidade, o valor da vida (animal, vegetal, humana), questões morais e éticas no desenvolvimento de transgênicos, ecossistemas e fluxo de energia.

Downloads

Biografia do Autor

Wagner Jose dos Santos, Secretaria de Estado da Educação de Alagoas

Professor efetivo de Biologia da rede Estadual de Ensino do Estado de Alagoas. Graduado do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura - pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Internacional (UNINTER). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Alagoas. Têm experiência na área de Biologia Marinha, com foco em invertebrados. Invertebrados Bentônicos de ambientes dulcificas. Na área de ensino tem como foco educação, Mídias, Tecnologia e Sociedade, Alfabetização Científica e enfoque CTSA

Ivanderson Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

É Licenciado em Física (2008/UFAL), Especialista em Mídias na Educação (2010/UFAL), Mestre (2010/UFAL) e Doutor em Educação (2016/UFAL). É professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca, atuando nos Cursos de Licenciatura em Física e Pedagogia. É professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino e Formação de Professores (UFAL, Campus Arapiraca), do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (CEDU/UFAL) e do Programa de Doutorado em Ensino da Rede Nordeste de Pós-graduação em Ensino (RENOEN) (Polo UFAL). É líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Mídias, Tecnologias e Sociedade (GEEMTS). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Tem interesse em investigações acerca de objetos emergentes das relações entre: Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação em Ciências.

Referências

ADAM, J. C. Religião e culto em 3D: o filme Avatar como vivência religiosa e as implicações disso para a teologia prática. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 50, n. 1, p. 102-115, 2010.

AUMONT, J. A imagem. Campinas, SP: Papirus, 1993.

BAXTER, S. A ciência de Avatar: a verdade e a ficção por trás das tecnologias do filme de maior bilheteria de todos os tempos. São Paulo: Cultrix, 2013.

CAMERON J.; LANDAU, J. (Produtores). Avatar. [DVD]. Los Angeles, CA: 20th Century Fox, 2009.

CARRAPIÇO, F. J. A origem da vida e a sua evolução: uma questão central no âmbito da exobiologia, Anomalia, Porto/Portugal, n. 5, 25-32, 2001.

EGGENSPERGER, K. Avatar e os estudos culturais: algumas observações. Revista X da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, v. 2, p. 90 –103, 2009.

FELINTO, E.; BENTES, I. Avatar: o futuro do cinema e a ecologia das imagens digitais. Porto Alegre: Sulina, 2010. FILIPPI, M.; et al. Brain mapping in multiple sclerosis: Lessons learned about the human brain. Neuroimage, v.190, 32–45, 2019.

HAND, E. The exoplanet next door. Nature, v. 490, 2012.LACEY, H. Ciência, respeito à natureza e bem-estar humano. Scientiæ Studia, São Paulo, v. 6, n. 3, p. 297-327, 2008.

MAIORINO; F. T.; CAMILLO, S. O. O filme Avatar sob o olhar do pensamento complexo. Domínios da imagem, Londrina, v. 7, n. 12, p. 83-94, 2013.

MARICONDA, P. R.; Ramos, M. C. Transgênicos e ética: a ameaça à imparcialidade científica. Scientiae Studia(USP), São Paulo, v. 1, n.2, p. 245-261, 2003.

NASCIMENTO, F; et al. O Ensino de Ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR, Campinas, n.39, p. 225-249, 2010.

POZO, J. I; CRESPO, M. A. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico.5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

RIBEIRO, I.; MARIN, G. V. A falta de informação sobre os Organismos Geneticamente Modificados no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n. 2, p.359-368, 2012.

RINK, A. Avatar: metáforas de resignificação e (re)imaginação criativa do mundo. Revista de Estudos em Linguagem e Tecnologia, n. 2, p. 113-121, 2010.

RODRIGUES, F. et al. Astrobiologia: Estudando a vida no Universo. In: GALANTE, D.; et al. (orgs.). Astrobiologia: uma ciência emergente. São Paulo: Tikinet Edição, 2016.

ROTHSCHILD L.; MANCINELLI, R. Life in extreme environments. Nature, v. 409, 2001.SADAVA, D.; et al. Vida: a ciência da Biologia. 8ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

SANTOS, A. F.; AMARAL, K. C. A relação entre homem e natureza em Avatar: uma leitura rousseauniana. Pesquisa em foco: Educação e Filosofia, Maranhão, v. 8, ano 8, 2015.

SANTOS, M. A redescoberta da Natureza. Estudos avançados. v.6 n.14, São Paulo, 1992.

SANTOS, W. J.; SILVA, I. P. Potencialidades do filme de ficção Avatar para a alfabetização científica dos sujeitos no contexto da educação básica. Amazônia | Revista de Educação em Ciências e Matemática. v.13, n. 28, p.51-63, 2017.

SASSERON, L. H. Alfabetização Científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre Ciências da natureza e escola. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências(Belo Horizonte), v. 17, p. 49–67, 2015.

SELBACH, S.; et al. Ciências e didática. Petrópolis: Vozes, 2010.

VANOYE, F.; GOLIOT-LÉTÉ, A. Ensaio sobre a análise fílmica. 2ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.WILHELM, M.; MATHISON, D. Avatar: os relatórios confidenciais de Pandora. São Paulo: Lua de Papel, 2010.

Downloads

Publicado

2020-07-24

Como Citar

SANTOS, W. J. dos; SILVA, I. P. da. A NARRATIVA FILMICA DE AVATAR (2009) E SUAS POTENCIALIDADES PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 33–50, 2020. DOI: 10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n6.33-50. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/9143. Acesso em: 13 mar. 2025.