A NARRATIVA FILMICA DE AVATAR (2009) E SUAS POTENCIALIDADES PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n6.33-50

Resumo

Esse estudo investigou as potencialidades das cenas do filme de ficção Avatar para a problematização das relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente no Ensino de Ciências no Contexto da Educação Básica. Trata-se de um estudo qualitativo fundamentado na análise do fílmica. Foram selecionadas cinco cenas e para cada uma delas evidenciou-se um tema sociocientífico: a conquista do espaço pelo homem; o conflito de interesses entre as grandes corporações e os cientistas; implicações neurais no processo de controle corpo x mente; engenharia genética e suas implicações atuais; a relação entre homem x natureza. Evidencia-se o potencial pedagógico da abordagem de temas como universo, relações entre as espécies, natureza e sacralidade, o valor da vida (animal, vegetal, humana), questões morais e éticas no desenvolvimento de transgênicos, ecossistemas e fluxo de energia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Jose dos Santos, Secretaria de Estado da Educação de Alagoas

Professor efetivo de Biologia da rede Estadual de Ensino do Estado de Alagoas. Graduado do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura - pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Internacional (UNINTER). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Alagoas. Têm experiência na área de Biologia Marinha, com foco em invertebrados. Invertebrados Bentônicos de ambientes dulcificas. Na área de ensino tem como foco educação, Mídias, Tecnologia e Sociedade, Alfabetização Científica e enfoque CTSA

Ivanderson Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

É Licenciado em Física (2008/UFAL), Especialista em Mídias na Educação (2010/UFAL), Mestre (2010/UFAL) e Doutor em Educação (2016/UFAL). É professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca, atuando nos Cursos de Licenciatura em Física e Pedagogia. É professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino e Formação de Professores (UFAL, Campus Arapiraca), do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (CEDU/UFAL) e do Programa de Doutorado em Ensino da Rede Nordeste de Pós-graduação em Ensino (RENOEN) (Polo UFAL). É líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Mídias, Tecnologias e Sociedade (GEEMTS). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Tem interesse em investigações acerca de objetos emergentes das relações entre: Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação em Ciências.

Downloads

Publicado

2020-07-24

Como Citar

SANTOS, W. J. dos; SILVA, I. P. da. A NARRATIVA FILMICA DE AVATAR (2009) E SUAS POTENCIALIDADES PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 33–50, 2020. DOI: 10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n6.33-50. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/9143. Acesso em: 22 dez. 2024.