A CONSTRUÇÃO DAS DESIGUALDADES EM EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE ALCÂNTARA – MA
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n6.137-150Palavras-chave:
Teorias raciais, Desigualdades em educação, Alcântara.Resumo
O presente artigo trata da influência das teorias raciais na construção das desigualdades em educação no Município de Alcântara, Maranhão. Essa temática expressa à urgência da criação e implementação de ações afirmativas na busca pela equidade racial em educação. Tem-se como perspectiva teórica o Materialismo Histórico, pois, possibilita pensar as contradições, os conflitos e os processos históricos que marcaram e marcam a dinamicidade das desigualdades educacionais no Brasil. Nesse sentido, trata-se, em um primeiro momento, das teorias raciais na perspectiva biológica, antropológica e sociológica, e, em um segundo momento, trata-se das desigualdades raciais na educação em Alcântara para sinalizar a emergência de ações afirmativas. A pesquisa desenvolvida é de cunho bibliográfico e documental, inclusive documental-estatístico, sendo consultados livros e periódicos, assim como documentos estatísticos obtidos no site do IBGE. Os dados demonstram que as desigualdades entre brancos e negros continuam ainda acentuadas no Município de Alcântara, MA.
Palavras-chave: Teorias raciais. Desigualdades em educação. Alcântara.
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