O LEGADO DA PEDAGOGIA FREIRIANA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Palavras-chave:
Educação Ambiental. Paulo Freire. Cidadania.Resumo
O propósito do presente trabalho é destacar as contribuições da Educação Popular desenvolvida por Paulo Freire à Educação Ambiental, pois semelhantemente aos princípios de bases emancipatórias presentes na Educação Ambiental, a pedagogia freiriana de Educação Popular defende o diálogo coletivo para construção de uma consciência crítica do indivíduo em relação à realidade na qual está inserido de modo a atuar como sujeito participativo da sua trajetória e transformação da realidade sendo, assim, um dos meios de formação cidadã frente aos problemas socioambientais. Assim, algumas obras do educador serviram de referência: Teoria e prática em educação popular, Pedagogia do Oprimido, Política e Educação, Pedagogia da Autonomia, Ação Cultural para a Liberdade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.