A EDUCAÇÃO POPULAR AFIRMANDO VALORES COMUNAIS ATRAVÉS DA PEDAGOGIA DE ALICERCE: A REDE DE ARTE-EDUCAÇÃO SER-TÃO BRASIL
Resumo
RESUMO
Este trabalho levanta questões acerca do desafio de entender o contexto educacional diante do pensamento colonial, de como afeta a educação formal ou não-formal e como movimentos sociais e educadores decoloniais propõem uma educação outra, a descolonização e educação. O maior desafio foi e é compreender como educadores, jovens, crianças, adultos e idosos conseguem afirmar nas suas elaborações de vida nas interações didáticas, aspectos do seu viver cotidiano frente ao pensamento colonial. Analisa a importância da relação da cultura popular e a educação como canal importante nas elaborações do conhecimento voltado para a valorização dos saberes que estruturam o pensamento comunal. Optamos por desenvolver uma abordagem qualitativa percorrendo um olhar investigativo envolto das contribuições da Rede Ser-tão Brasil nas produções de saberes da cultura popular como afronta ao pensamento colonial.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-30
Como Citar
DA SILVA, S. R. S. A EDUCAÇÃO POPULAR AFIRMANDO VALORES COMUNAIS ATRAVÉS DA PEDAGOGIA DE ALICERCE: A REDE DE ARTE-EDUCAÇÃO SER-TÃO BRASIL. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 113–125, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/7791. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.