COSMOLOGIA E KILOMBOS
território ancestral e a retomada originária
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n9.4Resumo
Este ensaio apresenta uma crítica voltada às bases de sustentação dos modos de vida contemporâneo das sociedades ocidentais ou ocidentalizadas, sobejamente questionados em razão dos resultados constatados concernentes as incertezas quanto aos recursos naturais, tratados como matéria-prima para a produção de capital; e as relações sociais globalizadas, pautadas nas diferenças como denotativo de hierarquias. A intenção é demonstrar como a cosmovisão de uma cultura constitui-se um arcabouço de referências que orienta os comportamentos individuais, coletivos e políticos. Destacamos elementos e fenômenos oriundos dos modos de vida ocidental como herança da cultura eurocêntrica do colonialismo/imperialismo e, a contrapelo, as epistemologias do povo negro, transmitidas por meio das tradições orais, herança ontológica e cosmológica das sociedades africanas, como práticas contra-colonização do corpo, da natureza, do saber e do espírito. Evidenciado que há uma luta sendo travada no plano da cosmologia como disputa de projeto societário.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.