APROXIMAÇÕES HISTÓRICAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n9.6

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a construção e consolidação da Escola Família Agrícola da Região de Alagoinhas recuperando as experiências em expansão, desde a França, das Maison Familiale Rurale (MFRs) e, posteriormente, das EFAs brasileiras. Apresenta parte dos resultados da investigação que deu origem a dissertação, intitulada “Gestão Democrática e Participação na Escola Família Agrícola da Região de Alagoinhas”. A pesquisa apresenta inspirações do materialismo histórico dialético, que discutem o projeto hegemônico de sociedade, marcando frontalmente o campo da educação. Assim, observamos uma aproximação entre as trajetórias da Escola Família Agrícola e a Educação do Campo, bem como suas lutas e dilemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Silva, UFBA

Possui graduação em Química pela Universidade Federal da Bahia (2009), Mestranda em Educação (UFBA) e Especialização em Educação de Jovens e Adultos (2015). Atualmente trabalha na Assembléia Legislativa do Estado da Bahia, assessorando o Deputado Estadual Robinson Almeida. Em 2017, trabalhou na Câmara Federal como Assessora Técnica. Foi Consultora para à realização de estudos para o Fortalecimento de Políticas Educacionais para a Juventude na UNESCO entre 2014 e 2015, para o desenvolvimento de referenciais de gestão e materiais de apoio à implementação de políticas educacionais para a juventude rural, com foco no Projovem Campo - Saberes da Terra, modalidade de Educação de Jovens e adultos, priorizando os Territórios da Cidadania, com análise das equipes gestoras locais, das turmas em andamento e do processo de formação continuada de professores envolvidos com o Programa. Em 2011, foi Assessora do Ministro do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para assuntos relacionados à juventude rural, a fim de articular e construir política públicas em três esferas; a interna, no âmbito do Governo Federal e no Mercosul Membro. Participou da equipe técnica que elaborou: a primeira Assistência Técnica e Extensão Rural para a juventude rural; a qualificação do crédito rural para a juventude – Pronaf Jovem; a qualificação da Declaração de Aptidão o Pronaf para o acesso das/os jovens; o Programa de Organização Produtiva da juventude rural em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul; o Pronatec Campo e; a segunda e a terceira etapa do Cursos de formação para lideranças jovens rurais do Mercosul. Em 2010, Assessorou a Política Sindical na Central Única dos Trabalhadores e neste mesmo período trabalhou na Assembléia Legislativa da Bahia no Gabinete do Deputado Estadual do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Isaac Cunha.

Gilvanice Musial, UFBA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1990), Mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011) com realização de Estágio de Doutorado - Sanduíche - na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris, França e Pós-doutorado em Educação pela pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PROPEd/UERJ. Foi professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (1997-2015). Atuou como professora permanente no Mestrado FaE/UEMG, Linha de Pesquisa 2: Trabalho, História da Educação e Políticas Educacionais. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação, Departamento de Educação I, da Universidade Federal da Bahia e integra o PPGE/UFBA da linha de Política e Gestão da Educação e o MPED/UFBA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, educação do campo, história da escola rural e políticas educacionais.

Downloads

Publicado

2022-03-01

Como Citar

Silva, A. C. dos S. ., & Musial, G. B. da S. . (2022). APROXIMAÇÕES HISTÓRICAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA. Revista Educação E Ciências Sociais, 5(9), 120–135. https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n9.6