Num velho cofre, o tesouro da tradição oral
Palavras-chave:
Tradição oral, Conto, Contador de históriasResumo
Neste ensaio, buscamos analisar aspectos e procedimentos ligados à tradição oral presentes no conto “O tesoiro”, de Eça de Queirós. Para isso, empreendemos uma reflexão acerca das diferenças entre escrita e oralidade, sem contrapô-las, apontando, ainda, para possibilidades de interlocução entre esses dois universos de práticas com a palavra. Nessa perspectiva, embasamos nossas reflexões em referências como Zumthor (2005, 1997), Matos (2005), Bâ (2010), Fahl (2012), Benjamin (1994) para, por fim, identificarmos que, nesta obra, o escritor português atua como um contador de histórias.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria Inês, QUEIROZ, Sônia. Na captura da voz: as edições da narrativa oral no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, FALE/UFMG, 2004.
BÂ, Hampâté Amadou. A tradição viva. In: KI-ZERBO, Joseph. História Geral da África. Brasília: UNESCO, 2010.
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 197-221.
COUTO, Rosa Maria Soares. Do conto tradicional ao conto de autor. O tesouro de Eça de Queirós: uma abordagem didática. Máthesis, v. 17, p. 281-302, Viseu, Portugal, 2008. Disponível em: <https://digitalis-dsp.uc.pt/bitstream/10316.2/23544/1/Mathesis17_artigo16.pdf?ln=pt-pt>.
FAHL, Alana Freitas El. Singularidades narrativas: uma leitura dos contos de Eça de Queirós. Feira de Santana: UEFS Editora, 2012.
MATOS, Gislayne Avelar. A palavra do contador de histórias: sua dimensão educativa na contemporaneidade. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
QUEIROZ, Eça de. Contos. Porto: Livraria Chardron, de Lello & Irmão, 1902.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. São Paulo: Hucitec; EDUC, 1997.
ZUMTHOR, Paul. Escritura e nomadismo: entrevistas e ensaios. Cotia: Ateliê Editorial, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Daniela Landin Baffi, Luciene Souza Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Revista CH está licenciado sob CC BY-SA 4.0© 2 por R
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho.
- O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
- Os direitos autorais permanecem com os autores.
- Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.