DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO FUNDAMENTO DO VÍNCULO FAMILIAR E SUA INFLUÊNCIA NO CONTEXTO HISTÓRICO-ACADÊMICO
Palavras-chave:
Relações Familiares , Afetividade, contação de histórias, Permanência AcadêmicaResumo
Trata-se de uma pesquisa que objetivou verificar os efeitos da narrativa de histórias, passada de geração em geração, na fundamentação de vínculos familiares, influenciando o contexto histórico acadêmico. Participaram do estudo a bisavó, a mãe, os tios e tias da pesquisadora e alguns colegas do departamento de educação. Para a produção de informações de pesquisa, foram utilizados questionários disponibilizados de forma eletrônica. A despeito do vínculo afetivo proporcionado através da narração das histórias, identificou-se a necessidade de fornecer suporte psicológico às partes contribuintes nesta pesquisa, a fim de solidificar a construção dos vínculos afetivos e lidar com situações emocionais aparentes, ressignificando o ato de resistir e permanecer.
Downloads
Referências
BAGNO, Marcos; GAGNÉ, Gilles; STUBBS, Michael. Língua materna. Letramento, Variação e Ensino. São Paulo; 1° edição, p. Editora Parábola, janeiro 2002.
BRAGA, Clarissa Bittencourt de Pinho e & GONÇALVES, Rosselini Brasileira Rosa Muniz & SOARES, Dielma, Castro. O Canto do Conto como Ferramenta de Disseminação da Diversidade Étnica nas Histórias Infantis. Congresso luso-brasileiro de história da educação, 2014.
BUSATTO, Cléo. Contar e encantar: pequenos segredos da narrativa. 8. ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
BUSATTO, Cléo. A arte de contar histórias no século XXI: tradição e ciberespaço. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
COELHO, Betty. Contar histórias - Uma arte sem idade. São Paulo, Ática. 1986, 78 p.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. p. 12-14, São Paulo: Cortez, 1989.
GOMES, Elaine. A arte de narrar histórias. São Paulo: Editora Senac, Setembro, 2018.
LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. (2001) Da fala para a escrita: atividades de retextualização. p. 133, 2. ed. São Paulo: Cortez. 2010.
MATOS, Gislayne Avelar. A palavra do contador de histórias: sua dimensão educativa na contemporaneidade. p. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
NERY, Maria da Penha, Vínculo e afetividade [recurso eletrônico]: caminhos das relações humanas. São Paulo: Ágora, 2014. recurso digital. Disponível em: <https://pt.scribd.com/book/405821327/Vinculo-e-afetividade-Caminho-das-relacoes-humanas> Acesso em: 08 agost. 2023.
PATRINI, Maria de Lourdes. A renovação do conto: emergência de uma prática oral. São Paulo: Cortez, 2005.
PERRAULT, Charles. Histórias ou contos de outrora. Seleção e tradução de Renata Maria Pereira Cordeiro. São Paulo: Landy, 2004.
SANTOS, Rita de Cássia Alves Lopes dos. Reflexões sobre a arte de contar histórias. Revista Educação Pública, v. 20, nº 5, 4 de fevereiro de 2020.
SILVEIRA, Bianca Farias. Contação de histórias na sala de aula: um poder mágico! Revista Prolíngua, v. 2, nº 2, p. 34-39, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Contação de Histórias e Oralidades - CHO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Revista CH está licenciado sob CC BY-SA 4.0© 2 por R
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho.
- O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
- Os direitos autorais permanecem com os autores.
- Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.