DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO FUNDAMENTO DO VÍNCULO FAMILIAR E SUA INFLUÊNCIA NO CONTEXTO HISTÓRICO-ACADÊMICO
Keywords:
Family relationships; Affectivity; Storytelling; Academic Context; Academic permanence;Abstract
This is research that aimed to verify the effects of storytelling, passed down from generation to generation, on the foundation of family bonds, influencing the academic historical context. The researcher's great-grandmother, mother, uncles and aunts and some colleagues from the education department participated in the study. To produce research information, questionnaires made available electronically were used. Despite the affective bond provided through the narration of stories, the need to provide psychological support to the contributing parties in this research was identified, in order to solidify the construction of affective bonds and deal with apparent emotional situations, giving new meaning to the act of resisting and remaining .
Downloads
References
BAGNO, Marcos; GAGNÉ, Gilles; STUBBS, Michael. Língua materna. Letramento, Variação e Ensino. São Paulo; 1° edição, p. Editora Parábola, janeiro 2002.
BRAGA, Clarissa Bittencourt de Pinho e & GONÇALVES, Rosselini Brasileira Rosa Muniz & SOARES, Dielma, Castro. O Canto do Conto como Ferramenta de Disseminação da Diversidade Étnica nas Histórias Infantis. Congresso luso-brasileiro de história da educação, 2014.
BUSATTO, Cléo. Contar e encantar: pequenos segredos da narrativa. 8. ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
BUSATTO, Cléo. A arte de contar histórias no século XXI: tradição e ciberespaço. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
COELHO, Betty. Contar histórias - Uma arte sem idade. São Paulo, Ática. 1986, 78 p.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. p. 12-14, São Paulo: Cortez, 1989.
GOMES, Elaine. A arte de narrar histórias. São Paulo: Editora Senac, Setembro, 2018.
LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. (2001) Da fala para a escrita: atividades de retextualização. p. 133, 2. ed. São Paulo: Cortez. 2010.
MATOS, Gislayne Avelar. A palavra do contador de histórias: sua dimensão educativa na contemporaneidade. p. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
NERY, Maria da Penha, Vínculo e afetividade [recurso eletrônico]: caminhos das relações humanas. São Paulo: Ágora, 2014. recurso digital. Disponível em: <https://pt.scribd.com/book/405821327/Vinculo-e-afetividade-Caminho-das-relacoes-humanas> Acesso em: 08 agost. 2023.
PATRINI, Maria de Lourdes. A renovação do conto: emergência de uma prática oral. São Paulo: Cortez, 2005.
PERRAULT, Charles. Histórias ou contos de outrora. Seleção e tradução de Renata Maria Pereira Cordeiro. São Paulo: Landy, 2004.
SANTOS, Rita de Cássia Alves Lopes dos. Reflexões sobre a arte de contar histórias. Revista Educação Pública, v. 20, nº 5, 4 de fevereiro de 2020.
SILVEIRA, Bianca Farias. Contação de histórias na sala de aula: um poder mágico! Revista Prolíngua, v. 2, nº 2, p. 34-39, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Contação de Histórias e Oralidades - CHO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Revista CH está licenciado sob CC BY-SA 4.0© 2 por R
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho.
- O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
- Os direitos autorais permanecem com os autores.
- Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.