ORALIDADE E ANCESTRALIDADE EM FINISTERRE, DE NÉLIDA PIÑON

Autores

Palavras-chave:

narrativa, oralidade, discurso, ancestralidade discursiva, egoespecularidade discursiva

Resumo

Este artigo[1] sobre o conto Finisterre, do livro o Calor das Coisas, 1980, escrito por Nélida Piñon[2], tem como propósito analisar o texto ficcional para mostrar as marcas da oralidade na escrita, a força narrativa e a transmissão dos saberes ancestrais galegos, por isso faço uso dos conceitos “discurso da ancestralidade e “egoespecularidade discursiva. O conceito de ancestralidade me interessa enquanto discurso, enunciação sobre as textualidades da tradição. Por “egoespecularidade discursiva aplicada à literatura entendo a leitura de uma obra literária que conecte reflexivamente o escritor, o texto e o leitor. Além destes referenciais, faço uso também do modelo interpretativo tridimensional do texto – prática social/texto/prática discursiva – proposto por Norman Fairclough em sua Análise do Discurso Crítica, bem como dos dois tipos de narradores tratados por Walter Benjamin, o que narra as viagens e o que conta as histórias do lugar. Ancoro-me também no conceito e importância da voz a partir dos estudos de Paul Zumthor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENJAMIN. Walter. O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. Disponível em: . Acesso em: 26 ago 2023.

Definições de Identidade. Maxwell/PUC/RJ. Disponível em: < 21902_3.PDF (puc-rio.br)> Acesso em: 29 ago 2023.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Trad. Izabel Magalhães. Editora UnB: Brasília, 2001.

LEIRO, Lúcia. Memórias da Bahia: cartas da imigração galega. Diponível em:< MEMÓRIAS DA BAHIA: CARTAS DA IMIGRAÇÃO GALEGA | Estudos Linguísticos e Literários (ufba.br)>. Acesso em: 06 dez 2022.

PIÑON, Nélida. O calor das coisas. Editora Record: Rio de Janeiro, 1997.

Reconhecimento da galeguidade. Disponível em: DOG 126 do 4/07/2013 - LEI 7/2013, de 13 de junho, da galeguidade. (xunta.gal). Acesso em: 26 ago 2023.

SCOTT, Joan. Gênero: uma caterogia útil de análise histórica. Disponível em: < Microsoft Word - Gênero_Joan Scott.doc (usp.br)> Acesso em: 29 ago 2023

ZUMTHOR, Paul. A letra e a Voz. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

Downloads

Publicado

28.11.2023

Como Citar

Leiro, L. (2023). ORALIDADE E ANCESTRALIDADE EM FINISTERRE, DE NÉLIDA PIÑON. Revista CHO - Contação De Histórias E Oralidade, 1(1), 53–75. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cho/article/view/18428

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)