CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM LIBRAS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA SURDA

Autores/as

Palabras clave:

Literatura, Identidade, Criança surda, Libras

Resumen

O presente trabalho tem o intuito de ressaltar a importância da contação de histórias a partir da Língua Brasileira de Sinais para o processo de construção da identidade das crianças surdas. É possível perceber as dificuldades que a criança tem na compreensão de contos infantis quando a língua em destaque não é a língua de sinais, portanto, faz-se necessário a estimulação acerca da literatura no ambiente educacional para aquisição do conhecimento.  O objetivo é auxiliar o entendimento do contexto literário a partir da proposta de ensino bilíngue para surdos. Assim, foi realizado esse ensaio com revisita a autores que conhecem a cultura surda e defendem os contos literários em Libras voltados para o público surdo infantil. Através deste trabalho, percebeu-se que o acervo ainda é muito escasso, tendo em vista a confecção de materiais que ainda estão limitados à língua oral, tornando o acesso ao público surdo cada vez mais raro. Diante disso, nota-se que o processo de construção da identidade da criança surda acaba sendo comprometido, uma vez que são poucas as adaptações e produções que respeitem as necessidades linguísticas e culturais do sujeito surdo.

 

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Publicado

2023-11-28

Cómo citar

Sacramento Soares, L., Nogueira Ramos, E., & Meira Pires Carvalho, C. (2023). CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM LIBRAS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA SURDA. Revista CHO - Contação De Histórias E Oralidade, 1(1), 18–34. Recuperado a partir de https://revistas.uneb.br/index.php/cho/article/view/18343