Num velho cofre, o tesouro da tradição oral

Autores

Palavras-chave:

Tradição oral, Conto, Contador de histórias

Resumo

Neste ensaio, buscamos analisar aspectos e procedimentos ligados à tradição oral presentes no conto “O tesoiro”, de Eça de Queirós. Para isso, empreendemos uma reflexão acerca das diferenças entre escrita e oralidade, sem contrapô-las, apontando, ainda, para possibilidades de interlocução entre esses dois universos de práticas com a palavra. Nessa perspectiva, embasamos nossas reflexões em referências como Zumthor (2005, 1997), Matos (2005), Bâ (2010), Fahl (2012), Benjamin (1994) para, por fim, identificarmos que, nesta obra, o escritor português atua como um contador de histórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Landin Baffi, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestranda em Estudos Literários pela UEFS. Especialista em Narração Artística pel'A Casa Tombada/FACON. Licenciada em Arte-Teatro pela UNESP e Bacharela em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade Casper Líbero (2007). Artista da palavra e do encontro. (Versão resumida do Currículo Lattes)

Luciene Souza Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Graduada em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1999), Mestrado (2005) e Doutorado (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é Professora Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana e Contadora de Histórias. Está credenciada no Programa de Pós-graduação em Estudos Literários/UEFS. é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Poéticas Orais/UEFS onde coordena a pesquisa Cacimba de Histórias: vidas e saberes de contadores de histórias de cidades do interior da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Literatura Oral, atuando principalmente nos seguintes temas: Contação de Histórias, Leitura, Oralidades e EaD. (Texto informado pelo autor) (Informação capturada do Lattes)

Referências

ALMEIDA, Maria Inês, QUEIROZ, Sônia. Na captura da voz: as edições da narrativa oral no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, FALE/UFMG, 2004.

BÂ, Hampâté Amadou. A tradição viva. In: KI-ZERBO, Joseph. História Geral da África. Brasília: UNESCO, 2010.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 197-221.

COUTO, Rosa Maria Soares. Do conto tradicional ao conto de autor. O tesouro de Eça de Queirós: uma abordagem didática. Máthesis, v. 17, p. 281-302, Viseu, Portugal, 2008. Disponível em: <https://digitalis-dsp.uc.pt/bitstream/10316.2/23544/1/Mathesis17_artigo16.pdf?ln=pt-pt>.

FAHL, Alana Freitas El. Singularidades narrativas: uma leitura dos contos de Eça de Queirós. Feira de Santana: UEFS Editora, 2012.

MATOS, Gislayne Avelar. A palavra do contador de histórias: sua dimensão educativa na contemporaneidade. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

QUEIROZ, Eça de. Contos. Porto: Livraria Chardron, de Lello & Irmão, 1902.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. São Paulo: Hucitec; EDUC, 1997.

ZUMTHOR, Paul. Escritura e nomadismo: entrevistas e ensaios. Cotia: Ateliê Editorial, 2005.

Downloads

Publicado

06.05.2024

Como Citar

Landin Baffi, D., & Souza Santos, L. (2024). Num velho cofre, o tesouro da tradição oral. Contação De Histórias E Oralidades - CHO, 2(1), 30–42. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cho/article/view/19870

Edição

Seção

Artigos