Contar, Recontar e Encantar

A contação de histórias em uma escola dos anos iniciais do município de Maracás - Bahia

Autores

Palavras-chave:

Contação de histórias; Anos iniciais; Imaginação.

Resumo

Este artigo traz, sinteticamente, a sistematização dos resultados de um estudo acerca da compreensão de como o lúdico é colocado em prática na contação de histórias, para potencializar imaginário das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental I, de uma determinada escola da rede pública do município de Maracás –BA; assim como, analisar os desafios enfrentados pela professora para a prática de contar histórias no cotidiano da escola. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, inspirada no método do tipo etnográfico, na perspectiva histórico-cultural. Os dispositivos da pesquisa foram:  a observação e entrevista, realizada em uma escola de rede púbica, no município de Maracás-Ba com uma turma de 2° ano. Como principais resultados constata-se que: muitas vezes essa prática de contação de história é vista como uma atividade recreativa, focada no calendário comemorativo, sendo considerado como algo negativo ou desnecessário. Também ficou evidente que estes momentos só acontecem em dias específicos e mesmo nesses dias, a real intenção das educadoras não é a de potencializar a criatividade e o imaginário do aluno, e sim, cumprir com o planejamento escolar, já que a escola possui um projeto de leitura.

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Biografia do Autor

Marilete Calegari Cardoso, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Marilete Calegari Cardoso. Doutora em Educação (UFBA). Mestre em Educação (UFBA). Especialista em Psicomotricidade Relacional (UNILASALlE-RS).Professora Adjunta do Departamento de Ciências Humanas e letras na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGed/UESB), na Linha 3: Linguagem e Processos de Subjetivação. Lider do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Ludicidade e Infância (GEPELINF/UESB). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação, Didática e Ludicidade – GEPEL/UFBA. Orcid:https://orcid.org/0000-0002-4088-8249 E- mail: marilete.cardoso@uesb.edu.br    

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Publicado

06.05.2024

Como Citar

Vieira dos Santos, A., & Calegari Cardoso, M. (2024). Contar, Recontar e Encantar: A contação de histórias em uma escola dos anos iniciais do município de Maracás - Bahia. Contação De Histórias E Oralidades - CHO, 2(1), 7–29. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cho/article/view/19668

Edição

Seção

Artigos