A IMPORTÂNCIA DO MÉTODO MONTESSORIANO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52302/renove.vol3.n4.a20168

Resumo

Esse artigo, tem como objetivo principal compreender a colaboração de Maria Montessori para a aprendizagem significativa na educação infantil. Destaca também o conhecimento de quem foi Maria Montessori, descrevendo aspectos importantes do método Montessoriano e elencando benefícios relevantes do método Montessoriano para a educação infantil. Emprega como metodologia a pesquisa bibliográfica, embasada em artigos, livros, site e em textos publicados, aportada no estado do conhecimento e ancorada na legislação educacional vigente. A base teórica se respalda em Antunes (2008); Branco (2010); Fonseca (2002); Gomes (2006); Grazzini (2001); Montessori (1965, 1985,1996) e Oliveira-Formosinho (2007) dentre outros teóricos que trouxeram contribuições importantes. Os resultados evidenciam que Maria Montessori teve sua introdução na sociedade de forma revolucionária, quando tornando uma das primeiras mulheres a concluir medicina em uma universidade na Itália, profissão que era exclusiva de homens. Fugindo do preconceito da sociedade da época, foi trabalhar na Psiquiatria, foi ali que Maria Montessori percebeu que as crianças diagnosticadas com deficiência mental precisavam também de uma ajuda pedagógica. Iniciou então seus estudos através da observação destas crianças, com o objetivo de tornar as atividades mais prazerosas, com material concreto e percebeu que as crianças respondiam com mais rapidez aos estímulos.

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Biografia do Autor

Juarez da Silva Paz, UNEB

Doutor em Difusão do Conhecimento (Analista Cognitivo), realizado Doutorado Sanduíche na Universidade de Coimbra(Portugal), Mestre e Especialista em Educação de Jovens e Adultos, Especialista em Gestão e Coordenação Escolar e Metodologia da Aprendizagem da Língua Portuguesa e da Matemática, Graduado em Pedagogia e Geografia; membro dos Grupos de Pesquisa Formação de Professores, Autobiografia e Políticas Públicas / Gestão, Educação, Ciência Tecnologias para a Inclusão Social e do Fórum EJA Recôncavo. Atualmente é Professor da Faculdade Brasileira do Recôncavo (FBBR) e do Sistema Municípal de Ensino de Cruz das Almas. Atua principalmente nos seguintes temas: Metodologia do Trabalho Cientifico, Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, Formação de Professores, Projeto Pedagógico, Estágio Supervisionado em Ambiente Escolar e Não Escolar. ORCID https://orcid.org/0000-0001-7575-5350

Paloma Fonsêca de Jesus Barbosa, Universidade do Estado da Bahia

Licenciada em Pedagogia. Professora da Educação Infantil. Pos graduanda em Psicopedagogia Clinica e Institucional

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Publicado

2024-12-30