Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Confirme que a submissão está em conformidade com as condições seguintes, marcando as caixas de seleção, para prosseguir ao Passo 2 do processo.

     

    A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaçamento 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

  1. A Revista REN9VE publica artigos originais e inéditos, referentes à área da Educação e de Ensino, considerando a linha editorial da Revista, tratamento dado ao tema, consistência e rigor. Os artigos deverão lhe ser destinados com exclusividade.
  2. Serão considerados para publicação trabalhos que se enquadrem nas seguintes categorias: artigos de estudos teóricos, pesquisas, ensaios e resenhas.
  3. Para submeter o trabalho, o autor necessita de cadastro no sistema. Não há custo para os autores.
  4. Os trabalhos deverão ser enviados via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), que os submeterá ao juízo do Conselho Editorial, para verificação de adequação à política editorial da revista e do cumprimento de exigências normativas.
  5. Os trabalhos enviados serão apreciados pelo Conselho Editorial e/ou pelo corpo de pareceristas ou  consultores ad hoc, sem identificação. O nome dos avaliadores será mantido em sigilo.
  6. A Revista, através do editor científico ou do editor gerente, notificará o autor principal se o artigo foi aprovado para publicação ou rejeitado. A notificação será acompanhada de cópia do conteúdo dos pareceres, sem a identificação dos avaliadores.
  7. Os textos dos artigos deverão ter uma extensão entre 25.000 a 40.000 caracteres ou entre 12 a 25 páginas, não contados o resumo, abstract e as referências.
  8. Os textos de resenha deverão ter no máximo 10.000 caracteres. Essa produção deverá apresentar o comentário sobre uma obra atual, ou relançamento de algum clássico no campo da educação, do ensino e do ensino  para área multidisciplinar em educação e ciências sociais aplicadas. O autor deverá situar o campo a que a obra pertence, apresentar as principais ideias do autor e apresentar uma apreciação crítica, referindo sua contribuição para o contexto teórico e prático da educação, do ensino e da  área multidisciplinar em educação e ciências sociais aplicadas. devendo conter todas as informações bibliográficas destinadas à identificação do trabalho comentado, bem como a imagem da capa do livro, digitalizada em formato “.jpg” [200dpi].
  9. Os manuscritos deverão ser escritos, preferencialmente, em língua portuguesa ou língua espanhola, com no máximo 3 autores. São aceitos, eventualmente, textos em língua inglesa ou língua francesa.

10. Os manuscritos deverão ser encaminhados eletronicamente pelo SEER,https://revistas.uneb.br/index.php/campusxix/author . O texto deverá estar digitado no editor Microsoft Word (doc, docx, rtf, txt), em fonte Times New Roman tamanho 12, margens superior e esquerda 3 cm e inferior e direita 2 cm, espaçamento 1,5 entre linhas e justificado.

11. Cada artigo deverá, obrigatoriamente, ser encabeçado por um título em português e em inglês, o título não poderá exceder 95 caracteres com espaços. Se o texto estiver escrito em espanhol, o título deverá estar em espanhol e em inglês. O texto deverá apresentar, inicialmente, um resumo com 150 a 250 palavras , em português e inglês (abstract); para isso ver a NBR 6028, de novembro de 2003 da ABNT. Se o texto estiver escrito em espanhol, deverá ter resumo em espanhol e em inglês (abstract). O resumo não deverá ser redigido na primeira pessoa e deverá conter o foco temático, objetivo, método, resultados e conclusões do trabalho. Deverão ser indicadas de três a cinco palavras-chave em português e inglês ou em espanhol e inglês.

12. Caso haja ilustrações (figuras, gráficos e quadros), inserir no corpo do texto e citar as respectivas fontes de acordo com as normas da ABNT. As imagens devem ser apresentadas em alta resolução e largura mínima de 10 cm (altura proporcional).

13. O arquivo não poderá exceder o limite de 2Mb.

14. Os artigos deverão conter: título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol (resumo, palavras-chave, abstract, keywords, resumen, palavras claves), introdução, conclusão/considerações finais e referências. A coordenação e o Comitê Editorial da Renove, disponibilizou arquivo com o Template para facilitar a editoração do artigo. Documentos que não estiverem de acordo com o Template não serão aceitos. Para acessá-lo, basta clicar no link a seguir e realizar o download: Template Renove (SEM IDENTIFICAÇÃO)

15. O(s) nome(s) do(s) autor(es), no máximo 3, deve aparecer por extenso, vínculo com a instituição (cidade e país), ORCID (obrigatório) e e-mail, deverão ser colocados em arquivo separado (Doc. Suplementar), para assegurar o anonimato no processo de avaliação. Para acessar o Template identificado, basta clicar no link a seguir e realizar o download: Template Renove (Identificado)

 

16. Os textos devem ser escritos de forma clara e fluente. A utilização de notas de rodapé devem ser para alguma informação de caráter explicativo. O autor deverá cuidar para não utilizar referências que possam identificá-lo no processo de avaliação, como “em meus trabalhos anteriores, em minha tese, em minha dissertação”, etc. Se o trabalho for aceito, essas informações poderão constar na versão final do artigo.

17. Para a avaliação dos manuscritos serão observados os seguintes critérios: 1) relevância e abrangência do tema; 2) caráter inovador, desenvolvimento e aprofundamento do tema; 3) estrutura teórica e metodológica do trabalho; 4) conclusão e contribuição para área da educação, do ensino  para área multidisciplinar em educação e ciências sociais aplicadas.

18. Citações devem seguir as normais atuais da ABNT: as citações literais curtas deverão ser integradas ao parágrafo, colocadas entre aspas e seguidas pelo sobrenome do autor (em maiúsculas), ano de publicação e página ou páginas do texto citado, entre parênteses (SOBRENOME DO AUTOR, ano, p. xx-xx). Se o sobrenome do autor está citado no corpo do texto, terá apenas a inicial maiúscula, ficando entre parênteses apenas o ano e a página. Exemplo: Conforme tem enfatizado Scalabch (2004, p. 18) etc. As citações de mais de três linhas serão destacadas no texto em parágrafo especial, com 4 cm de recuo em relação à margem esquerda. As referências parafraseadas devem ser incorporadas ao texto indicando entre parênteses o sobrenome do autor e o ano da publicação (SCALABCH, 2004). Destaques em geral deverão ser feitos com itálico, não se utilizando negrito ou sublinhado.

19. Referências: Devem vir, ao final do trabalho, em ordem alfabética, pelo último sobrenome do autor em caixa-alta (maiúsculas), segundo a norma NBR 6023, da ABNT:

- Livro de um só autor:

SOBRENOME, Nome. Título em itálico. Edição. Local de edição: Editora, ano de edição, número de páginas não se usa mais.

- Livro de dois autores:

SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Idem ao primeiro exemplo.

- Livro de três autores:

SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Idem ao primeiro exemplo

- Livro de mais de três autores:

SOBRENOME, Nome et al. Idem ao primeiro exemplo.

- Capítulo em livros:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. In: SOBRENOME, Nome (Ed/Org.). Título do livro em itálico. Idem ao primeiro exemplo. Número das páginas inicial e final.

- Artigos em Revistas:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome da Revista em itálico, Local da publicação, volume, número, página(s), mês/ano.

 

- Dissertações e Teses:

SOBRENOME, Nome. Título da dissertação ou tese em itálico. Total de folhas. Tipo (Dissertação ou Tese), Nome do curso. (Mestrado em Educação ou Doutorado em Educação), Nome da Instituição (Faculdade, Universidade), Local, data.

- Artigos em jornais:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome do jornal em itálico, Local, data, Caderno/Seção, número, página(s).

- Trabalho em evento:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou itálico. In: NOME DO EVENTO EM MAIÚSCULAS, ano, local, Titulo dos Anais em itálico. Local de Edição: Editora, ano. página(s).

- Material disponível na internet: Referenciar de acordo com o tipo de material, como nos itens acima e, ao final, acrescentar Disponível em: <link> . Acesso em: data do acesso.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.