CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL MEDIADA PELA ESCOLA E A FAMÍLIA
DOI:
https://doi.org/10.52302/ren9ve.2679-0479.2020.v1.n1.67Abstract
RESUMO
Um olhar reflexivo sobre a construção da identidade e autonomia na educação infantil possibilita a criação e o planejamento de um ambiente propício para a formação de sujeitos autônomos, críticos e com identidade própria. E para este ambiente fluir é de suma relevância a atuação dos pais e da escola para mediar este processo. Logo é essencial que a família e a escola sejam parceiras no decorrer deste processo gradual, sendo a educação infantil o principal pilar no decorrer da vida educacional, no qual esta base é suporte para a vida toda, quer seja no quesito educacional, profissional ou pessoal. Partindo do pressuposto de Como a família e escola influencia neste processo de construção da identidade e autonomia, tendo como ponto de partida a educação infantil? Em relação ao objetivo geral desta pesquisa, visa refletir sobre a influência que a família e a escola exercem perante as crianças da educação infantil, e seus reflexos durante a formação gradual da identidade e autonomia dos educandos que perpassam a vida escolar. Quanto à metodologia, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, á cerca de autores que dão respaldo ao tema, em livros, revistas, artigos e consulta na internet, sobre artigos já publicados que enfatizam a relevância da temática. No que se refere aos resultados observados com a pesquisa, percebe-se que a escola e a família, são de grande relevância para a construção da identidade e autonomia dos educandos, e parceria de ambas promovem o desenvolvimento pleno da criança, a partir de ações e intervenções.
Palavras Chave: Educação Infantil. Identidade. Autonomia.
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