Coexistir em movimento: ecos da educação em um mundo plural
Chamada para Dossiê Temático
Título: Coexistir em movimento: ecos da educação em um mundo plural
O Número Temático “Coexistir em movimento: ecos da educação em um mundo plural” tem por objetivo semear e multiplicar proposições acerca do universo da educação, suas inter-relações e singularidades, considerando múltiplos contextos, a práxis pedagógica, perspectivas de investigação e construção do conhecimento. Essa proposta compreende a coexistência no seu sentido de convivência harmônica no mesmo espaço-tempo, com as suas diversidades, em constantes movimentos que repercutem a realidade do universo educacional. Propõe-se, assim, incentivar a submissão de textos que dialoguem com as múltiplas possibilidades de ser e estar no mundo. Para tanto, os trabalhos podem ser submetidos no formato de relato de experiência, artigo original, artigo de revisão de literatura e ensaios, direcionados nos seguintes eixos:
Eixo 1: Corpo em movimento
O eixo abrange trabalhos que compreendem sobre os diversos atravessamentos de diferentes pedagogias do corpo em movimento, seja em distintos ambientes formativos, instituições e/ou espaços formais, privilegiando o campo de múltiplas áreas e profissionais da educação.
Eixo 2: Gênero e sexualidade
Este eixo reúne trabalhos que discutem como as questões de gênero e sexualidade são tratadas nos vários espaços em que o processo educativo se estabelece, abordando práticas que buscam desconstruir padrões cis-heteronormativos e garantir a inclusão de múltiplas possibilidades de ser e estar no mundo. Assim, busca articular discussões que fortalecem a compreensão de que os marcadores gênero e sexualidade são pautas importantes para a garantia da coexistência.
Eixo 3: Educação inclusiva
Neste eixo, os trabalhos devem versar sobre as diversas maneiras de se (re)pensar as formas de inclusão e/ou exclusão nos contextos educacionais. Nesse sentido, podem ser apresentadas discussões acerca da inclusão de pessoas com deficiência, como também estudantes com necessidades educacionais específicas, seja no âmbito de práticas pedagógicas e/ou políticas educacionais, que dialoguem com a educação básica e/ou formação inicial. Dessa forma, fortalecendo a presença das diferenças e das diversidades como positivas nos processos educativos em um mundo plural.
Eixo 4: Diversidade étnico- racial e cultural
Os trabalhos aqui alocados devem investir sobre a importância das pedagogias antirracistas, bem como o desafio de tornar realidade a inclusão da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena no processo educativo. Nesse sentido, o combate ao racismo estrutural, promoção de políticas educacionais inclusivas e reconhecimento de vozes negras e indígenas são questões centrais para este debate.
Organização: Graziela Silva Ferreira, Janaina Andretta Dieder, Amanda Azevedo Flores, Silvar Ferreira Ribeiro.
Prazo das submissões com prorrogação: 15/11/2024
Prazo pareceristas: 16/11/24 a 26/11/2024
Retorno dos resultados: 27/11/2024
Prazo para reenvio de ajustes: 27/11/2024 a 30/11/2024
Editoração e publicação do dossiê: Dezembro de 2024