A IMPORTÂNCIA DO MÉTODO MONTESSORIANO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.52302/renove.vol3.n4.a20168Resumo
Esse artigo, tem como objetivo principal compreender a colaboração de Maria Montessori para a aprendizagem significativa na educação infantil. Destaca também o conhecimento de quem foi Maria Montessori, descrevendo aspectos importantes do método Montessoriano e elencando benefícios relevantes do método Montessoriano para a educação infantil. Emprega como metodologia a pesquisa bibliográfica, embasada em artigos, livros, site e em textos publicados, aportada no estado do conhecimento e ancorada na legislação educacional vigente. A base teórica se respalda em Antunes (2008); Branco (2010); Fonseca (2002); Gomes (2006); Grazzini (2001); Montessori (1965, 1985,1996) e Oliveira-Formosinho (2007) dentre outros teóricos que trouxeram contribuições importantes. Os resultados evidenciam que Maria Montessori teve sua introdução na sociedade de forma revolucionária, quando tornando uma das primeiras mulheres a concluir medicina em uma universidade na Itália, profissão que era exclusiva de homens. Fugindo do preconceito da sociedade da época, foi trabalhar na Psiquiatria, foi ali que Maria Montessori percebeu que as crianças diagnosticadas com deficiência mental precisavam também de uma ajuda pedagógica. Iniciou então seus estudos através da observação destas crianças, com o objetivo de tornar as atividades mais prazerosas, com material concreto e percebeu que as crianças respondiam com mais rapidez aos estímulos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).