Termo de outorga
uma experiência em gestão de recursos públicos do ensino, pesquisa e extensão na UNEB
DOI:
https://doi.org/10.52302/renove.vol2.n3.a19933Resumo
Este estudo tem como propósito discutir o Termo de Outorga como instrumento de gestão de recursos públicos aplicados no ensino, pesquisa e extensão da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), tendo em vista apoiar a instituição universitária no seu papel de instância educacional no país. A iniciativa baseia-se nos instrumentos de planejamento concernentes à instituição universitária, no processo de execução orçamentária e financeira, na administração pública e a interação com os sistemas envolvidos na instância pública, atendendo os dispositivos legais, assegurando o alcance das ações finalísticas da universidade. A pesquisa evidencia que o instrumento potencializa as metas orçamentárias da universidade, respeitando a autonomia, multicampia e promove a participação da comunidade acadêmica, favorecendo à realização de ações inerentes aos objetivos da universidade. Os modelos estabelecem funções para os atores e órgãos envolvidos, respeitando seus departamentos, inseridos nos campi, situados em 26 municípios, alcançando os territórios de identidade do estado da Bahia. O processo de sistematização do instrumento Termo de Outorga evidencia que o atingimento de suas metas institucionais faz-se necessário à proposição de mecanismos viáveis a realização de ações específicas, priorizando os interesses institucionais com o amparo dos dispositivos legais, atraindo o envolvimento dos seus servidores: técnicos administrativos e professores pesquisadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).