O Retrato de Dorian Gray sob a perspectiva pós-colonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69969/revistababel.v9i2.7302

Palavras-chave:

Literatura, Pós-colonialismo, Outremização, Oscar Wilde

Resumo

A crítica pós-colonial oferece uma ótica de análise que permite refletir, também a partir da literatura, como são retratados diferentes povos e nações envolvidos pelo Colonialismo e sua prática imperialista. A partir disso, podemos observar tanto textos literários que subvertem a lógica imperial, como textos que a reproduzem, analisando os aspectos desse contexto, tais como a outremização. Como a Inglaterra foi durante o século XIX o maior império colonizador do mundo, a literatura inglesa, principalmente deste período, por conseguinte, possui muitos reflexos desse cenário e serviu tanto para criticá-lo como para propagar a suposta superioridade dos ingleses. Diante disso, esta pesquisa analisa, através do viés Pós-colonial, a representação das relações coloniais presentes na obra O retrato de Dorian Gray, escrita pelo irlandês Oscar Wilde (1854-1900) e publicada em 1891, no final da Era Vitoriana. O principal objetivo é demonstrar como o narrador e as personagens apresentam marcas da mentalidade imperial e como a outremização influencia a descrição das personagens e dos espaços.

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Biografia do Autor

Larissa Lacerda de Sousa, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Mestranda em Letras na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Linha de pesquisa: Texto Literário, Crítica e Cultura. Graduada em Letras, Língua Inglesa pela Universidade Federal de Campina Grande (2018).

Referências

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Publicado

30.12.2019

Como Citar

DE SOUSA, L. L. O Retrato de Dorian Gray sob a perspectiva pós-colonial. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 9, n. 2, p. 33–52, 2019. DOI: 10.69969/revistababel.v9i2.7302. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/7302. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE