Atemporalidades e representações da sociedade ocidental em The Great Gatsby de F. Scott Fitzgerald
DOI :
https://doi.org/10.69969/revistababel.v5i2.2546Mots-clés :
Literatura, Representação da sociedade, SuperficialidadeRésumé
O presente artigo tem como objetivo estudar a sociedade apresentada no livro The Great Gatsby (1925), de F. Scott Fitzgerald, através de sua narrativa podemos encontrar uma critica à sociedade da época, podemos associa-la aos tempos atuais, desse modo, discutiremos essas questões analisando seus personagens e as mais diferentes e pertinentes situações que elucidam nossas hipóteses a respeito da sociedade que F. Scott Fitzgerald nos apresenta. Abordaremos esses questionamentos fazendo ligações com outras obras da literatura que possuem essa visão da sociedade, como por exemplo, Madame Bovary de Gustave Flaubert e discutiremos as características da sociedade que surgem nas narrativas de acordo com Georg Lukács (1971) e Antonio Candido (2010), com a finalidade de melhor compreendermos essas questões. Nós também abordaremos o estilo de vida que o personagem principal, Jay Gatsby, vive e conjecturaremos suas causas, discutiremos as questões que envolvem sua morte e o paradoxo existente entre sua morte e suas exéquias.
Téléchargements
Références
AUDEN, Wystan. Funeral Blues. Disponível em http://allpoetry.com/Funeral-Blues. Acesso em 06 jun 2015.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade: estudos de Teoria e Historia Literária. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2010.
FLAUBERT, Gustave. Madame Bovary. Paris: Michel Lévi Frères, 1857.
FITZGERALD, F. Scott. The Great Gatsby. New York: Charles Scribner’s Sons, 1925.
LUKÁCS, Georg. Writer and Critic: and Other Essays. New York: Grosset & Dunlap, University Library, 1971.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, porém ao submeter os originais, concordam em transferir a este periódico os direitos da primeira publicação. Isto deve ser informado em caso de nova edição do texto. As produções que derivarem deste material, devem obrigatoriamente citar a fonte. Os textos publicados nesta revista, salvo indicações contrárias, encontram-se sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.