Estratégias de aprendizagem de Libras: uma pesquisa autobiográfica

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.69969/revistababel.v13i.18467

Mots-clés :

Autobiografia, Estratégias de aprendizagem, Libras

Résumé

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar uma análise autobiográfica das estratégias de aprendizagem de Língua Brasileira de Sinais (Libras) utilizadas por uma aprendiz de segunda língua (L2). Para tanto, com base em autores como Paiva (2014) e Leite e McCleary (2000), o trabalho discorre sobre as estratégias de aprendizagem da Libras como L2, com destaque aos fatores sociais e afetivos que potencializaram o processo. Por meio de metodologia qualitativa, do tipo estudo autobiográfico, são analisados cinco relatos referentes ao período de 2018 a 2022. Os resultados indicam que as principais estratégias adotadas para o desempenho fluente em Libras são: estratégias de memória e compensação, cognitivas, metacognitivas, afetivas e sociais. Conclusivamente, o trabalho aponta para a possibilidade de desenvolvimento em Libras desde que haja a associação de diferentes tipos de estratégias.

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Publié-e

2023-11-30

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MOREIRA, E.; SILVA, L. Estratégias de aprendizagem de Libras: uma pesquisa autobiográfica. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 13, p. e18467, 2023. DOI: 10.69969/revistababel.v13i.18467. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/18467. Acesso em: 23 nov. 2024.