Ensino de língua inglesa na era da informação e conhecimento: interatividade, aprendizagem e tecnologia no desenvolvimento da competência comunicacional

Authors

  • Kárpio Márcio de Siqueira Universidade do Estado da Bahia campus II, Alagoinhas.

DOI:

https://doi.org/10.69969/revistababel.v1i1.98

Keywords:

English language, Information and communication technologies, Learning and communicational competence

Abstract

This text stares at the English Language Teaching into a dialogue to the Information and Communication Technologies, and it also collaborates to the English Language Acquisition with interactive signs that create spaces for communicational competence development as a main drawing of didactic action directed to this teaching atmosphere.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Kárpio Márcio de Siqueira, Universidade do Estado da Bahia campus II, Alagoinhas.

Professor auxiliar da Universidade do Estado da Bahia. Professor titular da Faculdade Sete de Setembro, no campo de estudos de Língua Inglesa e suas Literaturas, especialista em Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Mídias na Educação.

References

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 7.ed. São Paulo : Cortez, 2007.

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes. Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas. Campinas. Pontes, 1993.

BETTEGA, Maria Helena Silva. A educação continuada na Era Digital. São Paulo: Cortez, 2004.

BOLOGNINI, Carmen Zink. A formação de professores de LE e o objeto de Ensino. In: Discurso e Ensino: A língua inglesa na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2007.

________. Discurso e Ensino: A língua inglesa na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2007.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – Introdução. 5ª a 8ª Séries – Língua Inglesa. Brasília, DF: Secretaria de Educação Fundamental/ MEC, 1998.

______. Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Inglesa- Ensino Médio. Brasília, DF: Secretaria de Educação Fundamental/ MEC, 1998.

BROWN, H. Dougals. Teaching by Principles: an interactive Approach to Language Pedagogy. 2nd ed. USA: Prentice Hall Regents, Englewoods Cliffs, 2001.

CORTELAZZO, Iolanda Bueno de Camargo. Prática pedagógica, aprendizagem e avaliação em Educação a Distância. Curitiba: Ibpex, 2009.

FERNANDES, Carla Dias; LIMA, Diógenes Cândido de. O Ensino da Língua Inglesa e a questão da cultural. In: Ensino e Aprendizagem de língua Inglesa: conversas com especialistas. São Paulo : Parábola Editorial, 2009.

GIANSANTI, Roberto. Tecnologias e Sociedade no Brasil Contemporâneo.Vol. 4. São Paulo, SP: Ação Educativa, 2004.

HOLDEN, Susan. O Ensino da Língua Inglesa nos Dias Atuais. São Paulo, Special Book Services Livraria, 2009

HOLDEN, Susan; ROGERS, Mickey. O ensino da língua inglesa. 2.ed. São Paulo, SP: SBS editora, 2002.

LEFFA, Vilson J. (org.). A interação na Aprendizagem das Línguas. Pelotas: Educat, 2003.

________. O Ensino do Inglês no futuro ; da dicotomia para a convergência . In: Caminhos e colheita: ensino e pesquisa na área de inglês no Brasil. Brasília : Editora Universidade de Brasília, 2003.

LIMA, Diógenes Cândido de. Ensino e Aprendizagem de língua Inglesa: conversas com especialistas. São Paulo : Parábola Editorial, 2009.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7.ed. São Paulo, SP: Papirus, 2003.

MORIN, Edgar. O Método -O conhecimento do conhecimento. Porto Alegre, RS: Sulina, 1999.

RAPAPORT, Ruth. Comunicação e Tecnologias no Ensino de Línguas. Curitiba: Ibexp, 2008.

REGO, Teresa Cristina. Vygotsky - Uma perspectiva histórico-cultural da educação.15.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

RICHARDS, Jack C.O ensino comunicativo de línguas estrangeiras.São Paulo: Special Book Services Livraria,2006

STENVES, Cristina Maria Teixeira; CUNHA, Maria Jandyra Cavalcanti. Caminhos e colheita ; ensino e pesquisa na área de inglês no Brasil. Brasília : Editora Universidade de Brasília, 2003.

TEDESCO, Juan Carlos. Educação e Novas Tecnologias: esperanças ou incerteza? São Paulo, SP: Cortez, 2004.

TORI, Romero. Educação sem distância : as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo : Editora Senac, 2010.

VYGOTSKY, Lev Semenovith. Pensamento e Linguagem: Tradução Jefferson Luiz Camargo; revisão técnica José Cipolla Neto. 2aed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1998.

Published

2012-12-10

How to Cite

DE SIQUEIRA, K. M. Ensino de língua inglesa na era da informação e conhecimento: interatividade, aprendizagem e tecnologia no desenvolvimento da competência comunicacional. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 1, n. 1, p. 27–38, 2012. DOI: 10.69969/revistababel.v1i1.98. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/98. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

FREE SECTION