O Livro didático como suporte na relação entre cultura e literatura no ensino do francês como língua estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.69969/revistababel.v4i1.983Palavras-chave:
Cultura, Literatura, Livros didáticos, Ensino de FLEResumo
Despertar no aprendiz o interesse pelo conhecimento dos aspectos culturais da língua estrangeira constitui-se em uma forma de mostrar-lhe que a língua é viva e que linguagem e cultura estão interligadas. Ao estudar a cultura da língua alvo, é oferecida, aos aprendizes, a oportunidade de perceber que as maneiras de viver não são homogêneas. Nesse sentido, o livro didático é um dos principais recursos para o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, auxiliando o professor na ministração das aulas e direcionando a escolha de conteúdos, como, por exemplo, os aspectos culturais. Assim, o presente trabalho tem por objetivo discutir de que maneira o texto literário e o tema do intercultural são apresentados em alguns livros didáticos de FLE, com o intuito de identificar a relação entre literatura e cultura nos referidos materiais. Fundamentados nas reflexões Cuq e Gruca (2009); Abdallah-Pretceille e Porcher (2001) e Santos (2006), privilegiamos uma análise bibliográfica, dos dois primeiros volumes dos seguintes livros didáticos: Forum (2000); Tout va bien (2005); Alter Ego (2006); Alors? (2007) e Mobile (2012). Portanto, partimos da constatação que o estudo do texto literário deve ser integrado em uma abordagem progressiva para a aquisição e/ou aprendizagem da língua, devendo ser trabalhado desde o início da aprendizagem, pois a literatura manifesta-se como o resultado de uma excelente relação entre a língua e a cultura. Dentre os nossos principais resultados, podemos destacar que mesmo considerando que a literatura é uma via de acesso aos diferentes modelos culturais, os autores dos manuais oferecem raros textos literários nos primeiros volumes; e, quando há essa proposta, não há um cuidado em se trabalhar a literatura em uma perspectiva de diálogo intercultural.
Downloads
Referências
ABDALLAH-PREITCELLE, M; POCHER, L. Éducation et Communication Interculturelle. Paris: PUF, 2001.
ALEMANNI, L.; GIRODET, C. Mobile 2. Paris: Didier, 2012 AUGÉ, H. et ali. Tout va bien 1 ! Paris: Clé International, 2005.
AUGÉ, H. et ali. Tout va bien 2 ! Paris: Clé International, 2005.
BAYLON, C; CAMPA, A. et ali. Forum 1. Paris:Hachette Livre, 2000.
BEACCO, J.-C. Les forms de l’objet culture-civilisation en classe de langue. In: BEACCO, J.-C. Les dimensions culturelles des enseignements de langue. Paris: Hachette Livre, 2000.
BERTHET, A; CATHERINE, H. et ali. Alter Ego 1. Paris: Hachette, 2006.
BERTHET, A; CATHERINE, H. et ali. Alter Ego 2. Paris: Hachette, 2006.
CAMPÀ, À; MURILLO, J et ali. Forum 2. Paris: Hachette Livre, 2001
CUQ, J-P. Dictionnaire de didactique du français langue étrangère et seconde. Paris: Clé International, 2003.
CUQ, J-P.; GRUCA, I. Cours de didactique du français langue étrangère et seconde. Grenoble: PUG, 2009.
DE CARLO, M. L’interculturel. Paris: Clé International,1998.
GIURA, M. di; BEACCO, J.-C. Alors ?1. Paris: Didier, 2007.
__________________. Alors ?2. Paris: Didier, 2007.
PAPO, E.; BOURGAIN, D. Littérature et communication en classe de langue: Une initiation à l’analyse du discours littéraire. Paris: Hatier, 1989.
PEYTARD, J. La littérature em classe de langue. Paris: Didier, 1982.
PEYTARD, J; MOIRAND, S. Discours et enseignement du français: Les lieux d’une rencontre. Paris: Hachette, 1992.
PINHEIRO-MARIZ, J. (a). O tratamento do texto literário nos manuais para o ensino de Francês Língua/Literatura Estrangeira (FLLE). Revista Ariús: Campina Grande, v.14, n.1/2, p.95-102, Jan/dez. 2008.
________________. (b). Reflexões a respeito da abordagem do texto literário em aula de Francês Língua Estrangeira (FLE). Eutomia: Revista online de Literatura e Linguistica. Campina Grande, ano I, nº2, 2008, p. 522-537.
QUADRO EUROPEU COMUM DE REFERÊNCIAS PARA AS LÍNGUAS: Aprendizagem, ensino, avaliação. Portugal: Asa, 2001.
REBOUL, A; BOULINGUEZ, A; FOUQUET, G. Mobile 1. Paris: Didier, 2012.
SANTOS, J. L. O que é Cultura. 16ªed. São Paulo: Brasiliense, 2006.
SÉOUD, A. Pour une didactique de la littérature. Paris: Didier,1997.
VERBUNT, G. Manuel d’initiation à l’interculturel. Lyon: Dépôt Legal, 2011.
WINDMÜLLER, F. Français langue étrangère (FLE): L’approche culturelle et interculturelle. Paris: Belin, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, porém ao submeter os originais, concordam em transferir a este periódico os direitos da primeira publicação. Isto deve ser informado em caso de nova edição do texto. As produções que derivarem deste material, devem obrigatoriamente citar a fonte. Os textos publicados nesta revista, salvo indicações contrárias, encontram-se sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.