Ensino de língua inglesa na era da informação e conhecimento: interatividade, aprendizagem e tecnologia no desenvolvimento da competência comunicacional

Autores

  • Kárpio Márcio de Siqueira Universidade do Estado da Bahia campus II, Alagoinhas.

DOI:

https://doi.org/10.69969/revistababel.v1i1.98

Palavras-chave:

Língua inglesa, Tecnologias da informação e comunicação, Aprendizagem e competência comunicacional

Resumo

O texto em questão aponta para o Ensino da Língua Inglesa num diálogo com as Tecnologias da Comunicação e Informação, a favorecer no processo de aquisição da Língua Inglesa marcas de interatividade que criam espaço para o desenvolvimento da competência comunicacional como desenho prioritário das ações didáticas dessa atmosfera de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kárpio Márcio de Siqueira, Universidade do Estado da Bahia campus II, Alagoinhas.

Professor auxiliar da Universidade do Estado da Bahia. Professor titular da Faculdade Sete de Setembro, no campo de estudos de Língua Inglesa e suas Literaturas, especialista em Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Mídias na Educação.

Referências

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 7.ed. São Paulo : Cortez, 2007.

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes. Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas. Campinas. Pontes, 1993.

BETTEGA, Maria Helena Silva. A educação continuada na Era Digital. São Paulo: Cortez, 2004.

BOLOGNINI, Carmen Zink. A formação de professores de LE e o objeto de Ensino. In: Discurso e Ensino: A língua inglesa na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2007.

________. Discurso e Ensino: A língua inglesa na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2007.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – Introdução. 5ª a 8ª Séries – Língua Inglesa. Brasília, DF: Secretaria de Educação Fundamental/ MEC, 1998.

______. Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Inglesa- Ensino Médio. Brasília, DF: Secretaria de Educação Fundamental/ MEC, 1998.

BROWN, H. Dougals. Teaching by Principles: an interactive Approach to Language Pedagogy. 2nd ed. USA: Prentice Hall Regents, Englewoods Cliffs, 2001.

CORTELAZZO, Iolanda Bueno de Camargo. Prática pedagógica, aprendizagem e avaliação em Educação a Distância. Curitiba: Ibpex, 2009.

FERNANDES, Carla Dias; LIMA, Diógenes Cândido de. O Ensino da Língua Inglesa e a questão da cultural. In: Ensino e Aprendizagem de língua Inglesa: conversas com especialistas. São Paulo : Parábola Editorial, 2009.

GIANSANTI, Roberto. Tecnologias e Sociedade no Brasil Contemporâneo.Vol. 4. São Paulo, SP: Ação Educativa, 2004.

HOLDEN, Susan. O Ensino da Língua Inglesa nos Dias Atuais. São Paulo, Special Book Services Livraria, 2009

HOLDEN, Susan; ROGERS, Mickey. O ensino da língua inglesa. 2.ed. São Paulo, SP: SBS editora, 2002.

LEFFA, Vilson J. (org.). A interação na Aprendizagem das Línguas. Pelotas: Educat, 2003.

________. O Ensino do Inglês no futuro ; da dicotomia para a convergência . In: Caminhos e colheita: ensino e pesquisa na área de inglês no Brasil. Brasília : Editora Universidade de Brasília, 2003.

LIMA, Diógenes Cândido de. Ensino e Aprendizagem de língua Inglesa: conversas com especialistas. São Paulo : Parábola Editorial, 2009.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7.ed. São Paulo, SP: Papirus, 2003.

MORIN, Edgar. O Método -O conhecimento do conhecimento. Porto Alegre, RS: Sulina, 1999.

RAPAPORT, Ruth. Comunicação e Tecnologias no Ensino de Línguas. Curitiba: Ibexp, 2008.

REGO, Teresa Cristina. Vygotsky - Uma perspectiva histórico-cultural da educação.15.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

RICHARDS, Jack C.O ensino comunicativo de línguas estrangeiras.São Paulo: Special Book Services Livraria,2006

STENVES, Cristina Maria Teixeira; CUNHA, Maria Jandyra Cavalcanti. Caminhos e colheita ; ensino e pesquisa na área de inglês no Brasil. Brasília : Editora Universidade de Brasília, 2003.

TEDESCO, Juan Carlos. Educação e Novas Tecnologias: esperanças ou incerteza? São Paulo, SP: Cortez, 2004.

TORI, Romero. Educação sem distância : as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo : Editora Senac, 2010.

VYGOTSKY, Lev Semenovith. Pensamento e Linguagem: Tradução Jefferson Luiz Camargo; revisão técnica José Cipolla Neto. 2aed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

10.12.2012

Como Citar

DE SIQUEIRA, K. M. Ensino de língua inglesa na era da informação e conhecimento: interatividade, aprendizagem e tecnologia no desenvolvimento da competência comunicacional. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 1, n. 1, p. 27–38, 2012. DOI: 10.69969/revistababel.v1i1.98. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/98. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE