Perspectivas sobre o casamento a partir das personagens Eveline de James Joyce e Elvira de Clarice Lispector

Autores

  • Elaine Conceição Ferreira Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Palavras-chave:

Casamento, Liberdade, Opressão

Resumo

O presente trabalho destaca duas perspectivas diferentes sobre o casamento. Através de um estudo comparativo dos contos, “Eveline” do escritor irlandês James Joyce e “A fuga” da brasileira Clarice Lispector serão descritos e analisados quais fatores influenciam os posicionamentos das personagens, observando o casamento como forma de se conseguir a libertação, enquanto outra personagem concebe o casamento como uma prisão. O modo como cada uma delas lidava com a ideia do casamento, ou o qual significado tinha para cada uma delas também será descrito. Também será analisado o lugar na sociedade que tais mulheres ocupavam a partir das perspectivas de escritores que fizeram estudos a respeito da posição da mulher na sociedade, especificamente no final do século XIX e início do século XX, como Margaret Rago. Ideologias, culturas e sentimentos, como o medo, estão presentes em ambos contos e essas características podem ser comparadas e estudas a partir do psicanalista Eric Fromm à respeito do medo de ser livre. Apoiando-se no livro “O medo à liberdade”, deste mesmo autor, pode-se perceber que tais perturbações ou inquietações sentidas pelas personagens, são oriundas de percepções culturais sobre a sociedade da época, como a religião, a posição social e a comunidade na qual as mulheres estão inseridas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Conceição Ferreira, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Graduanda do curso de Letras, Licenciatura em Língua Inglesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia -UNEB, campus II.

Referências

FROMM, Eric. O Medo à Liberdade. Tradução de Octávio Alves Velho. 14ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1983.

JOYCE, James. Dubliners. New York: Peguin, 1992.

LISPECTOR, Clarice. A Bela e a Fera. Rio de Janeiro: Rocco: 1999.

MCLOUGHLIN. D. Woman and Sexuality in nineteenth century Ireland.1994. Disponível em:<http://eprints.nuim.ie/3536/1/DM_Women.pdf >.

RAGO, Luzia Margareth. Do Cabaré ao Lar: a utopia da cidade disciplinar: Brasil 1890-1930. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

SOLANGE, M.S.S. Casamento: A complexidade do Conceito. Disponível em: <http://www.mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/FDir/Artigos_2008/CASAMENTO_a_complexidade_do_conceito_Martha_Saad.pdf>.

WALZLÉ, F.L. Pattern of Paralysis in Joyce's Dubliners: A Study of the Original Framework.1961.Disponível em:http://www.jstor.org/page/info/about/policies/terms.jsp>

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

FERREIRA, E. C. Perspectivas sobre o casamento a partir das personagens Eveline de James Joyce e Elvira de Clarice Lispector. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 2, n. 2, p. 2–12, 2012. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/960. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE