O Mundo de Wakanda e seu rei: análises

Autores

  • Daniela dos Santos Damasceno Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.69969/revistababel.v7i2.4019

Palavras-chave:

Estereótipo, Heterotopia, História em quadrinhos, Representação, Super-herói negro

Resumo

Acerca da discussão da participação do negro nos diversos sistemas da sociedade, ainda há muitas trilhas possíveis. A arte dos quadrinhos pode servir como uma das trilhas, inclusive de artistas preocupados com as questões étnico-culturais. Muitos, negros ou negras ou não-negros, que refundam imaginários e personagens. Esta pesquisa consiste em um recorte temático de um projeto maior intitulado “Olhos de Pantera: o reino de Wakanda como heterotopia na contemporaneidade”. Nesta pesquisa, optou-se por analisar o super-herói Pantera Negra que, embora seja um dos mais influentes da Marvel, é pouco explorado: compreender o estereótipo sobre o negro e seu espaço ancestral a partir de representações de um super herói africano na HQ Black Panther: who is the Black Panther? (2014), de Reginald Hudlin e Romita Jr. A obra escolhida constitui o cenário da pesquisa. Os personagens negros da narrativa, em especial o super-herói Pantera Negra e o seu espaço ancestral, o denominado país fictício Wakanda, constituem-se como os principais sujeitos da mesma. Portanto, buscou-se respostas para as seguintes questões: Como a análise de obras como Black Panther: who is the Black Panther?, de Reginald Hudlin e Romita Jr, e outros textos a elas filiados, podem avultar reflexões acerca da ancestralidade, tradições e culturas negras? Sublinham a história factual de luta e desmistificam contemporaneamente a imagem de subalternidade dos negros? De que maneira é possível demarcar estereótipos do super-herói negro Pantera Negra como protagonista da HQ e do seu espaço ancestral Wakanda?. Para isto, recorreu-se a autores, como: Gianni Vattimo (1990), Michel Foucault (1984; 1988), Alex de Barros Cassal (2001), Pereira (2002), dentre outros que se fizeram pertinentes à compreensão de categorias conceituais e teóricas a saber: heterotopia, representação, herói, estereótipos como também para demais análises.

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Biografia do Autor

Daniela dos Santos Damasceno, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Letras, Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia, Campus II. Bolsista do Programa de Iniciação Científica da UNEB. Orientada pelo Professor Dr. Silvio Roberto Oliveira. 

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Publicado

31.01.2018

Como Citar

DAMASCENO, D. dos S. O Mundo de Wakanda e seu rei: análises. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 7, n. 2, p. 51–71, 2018. DOI: 10.69969/revistababel.v7i2.4019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/4019. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE