20 Palavras ao redor do sol: diálogos literomusicais

Autores

Palavras-chave:

João Cabral, Catia de França, 20 palavras ao redor do sol

Resumo

Este artigo pretende realizar um diálogo literomusical entre o disco “20 Palavras ao redor do sol” da multi instrumentista, compositora e cantora paraibana Cátia de França com obras do poeta João Cabral de Melo Neto. A partir do título do disco, que nos remete a um poema intitulado “Graciliano Ramos”, somos sugeridos a verificar a obra da cantora Cátia de França com objetivo de encontrar outros vestígios cabralinos nas canções, assim como outros indícios literários. A cantora Cátia de França, em entrevista, fala que toda sua obra é baseada na literatura. Dessa forma, nosso objetivo, neste artigo, é perscrutar as canções do disco “20 Palavras ao redor do sol” e entender seus enlaces com a literatura, seu exercício literomusical. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hiarla Yasmim França Rodrigues, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda em Ciências da Linguagem pelo programa de pós-graduação em ciências da linguagem (PPCL-UERN); Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte; poeta cordelista; estudante pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Literatura e suas Interfaces críticas (GELINTER), nas linhas de pesquisa dos estudos sobre a escrita de autoria feminina e em literatura comparada. A estudante atuou como pesquisadora, roteirista e atriz no grupo de extensão universitária FALA Barroco (UERN), como bolsista de Projeto de Iniciação Cientifica (PIBIC-UERN), com incentivo do CNPQ, investigando o fazer poético na obra de João Cabral de Melo Neto, bem como no Programa de Residência Pedagógica (RESPED-UERN) com incentivo da CAPES. Também está cursando Pós-graduação em Arte e Educação pela FAVENI

Rafael Barros de Alencar, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Estudante de doutorado pela UFRN, no PPgEL - Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem em Cotutela com a Universidad de Salamanca - USAL, no programa de doutoramento Español: investigación avanzada en Lengua y Literatura. Becario del Santander. Mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN no PPgEL, Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem. Especialista em Cinema (pós graduação Lato Sensu UFRN) e graduado em Gestão Pública pela UFRN. Estudante no grupo de pesquisa Grupo de Pesquisa Ponte Literária Hispano-brasileira da UFRN;Servidor Público Federal - lotado na COMUNICA (Superintendência de Comunicação), na função de Programador de Rádio e TV);Trabalhei na Comissão Organizadora da 7 Edição do FMPB 2017 (Festival Música Potiguar Brasileira), promovido pela Superintendência de Comunicação (COMUNICA UFRN);Trabalhei na Comissão Organizadora da 6 Edição do FMPB 2016 (Festival Música Potiguar Brasileira), promovido pela Superintendência de Comunicação (COMUNICA UFRN);Desenvolvi no ano de 2014, na função de coordenador adjunto, um projeto de extensão, chamado Brincando o Coco: diálogos de memória e musicalidade, em que atuamos no processo contínuo de reinvensão do coco enquanto manifestação popular, suas novas apropriações por parte dos artistas potiguares, enfim, um diálogo de memórias e musicalidade que culminaria na construção de um rádio-doc. 

Samuel Anderson de Oliveira Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre (2008) e doutor (2013) em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Realizou estágio de pós-doutorado (2019) na Universidade Federal do Ceará, tendo parte da pesquisa realizada na Universidade de Buenos Aires. É Professor Associado da UFRN, onde ministra disciplinas na área de literatura espanhola na graduação em Letras-Espanhol e na área de literatura comparada no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem. Tem experiência no ensino de línguas e literaturas brasileira e espanhola, com interesse nos seguintes temas: Barroco, Antropofagia, Melancolia, José de Anchieta, Gregório de Matos, Oswald de Andrade, Gonzalo de Berceo, Literatura Espanhola e Hispano-americana do século de ouro, Literatura brasileira, literatura espanhola medieval, poesia, teatro barroco. Foi Diretor do Instituto Ágora de outubro de 2014 a janeiro de 2019. É coordenador do Grupo de Pesquisa Ponte Literária Hispano-brasileira. Organizou a coletânea de textos "Colóquio Barroco" III (2012) e IV (2017), além dos livros "O eterno retorno do Barroco" (2014), "Saberes e sabores do Barroco" (2017), "Literatura Hispânica em pauta" (2018), "Tradição e contemporaneidade no barroco hispano-americano" (2020) e "Barroco americano: mapas para uma literatura crítica" (2022). É autor dos livros "Gregório de Matos: do Barroco à Antropofagia" (2016) e "Edifício de palavras: Gregório de Matos e seu corpus espanhol" (2017), ambos resultado de sua tese de doutoramento, publicados pela EDUFRN. Atualmente, é chefe do DLLEM/UFRN e editor-chefe da Revista Odisseia.

Referências

ARISTÓTELES. Poética. Tradução Eudoro de Sousa. 2. ed. Imprensa Nacional – Casa da Moeda. 1990. Série Universitária. Clássicos de Filosofia.

ALBUQUERQUE Jr., Durval Muniz de. A Invenção do Nordeste e outras artes. São Paulo: Cortez. 2011.

CAMPOS, Haroldo de. Metalinguagens e outras metas. São Paulo: perspectivas, 2019.

CARA, Salete de Almeida. A Poesia Lírica. São Paulo: Ática, 1985.

CORRÊA, Maria Clara Queiroz. Serventia das ideias fixas. Revista de Letras - nº 27 - vol. ½ - jan/dez. 2005

FRANÇA, Cátia de. 20 palavras ao redor do sol. Rio de Janeiro: CBS, 1979.

MELO NETO, João Cabral de. Poesia completa. 1° ed. - Rio de Janeiro : Alfaguara, 2020.

NOGUEIRA, Lucila. O Cordão Encarnado: uma leitura severina. 2001. 216 f. Tese (Doutorado em Literatura)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife: UFPE, 2001.

PEDRA, Nylcéia Thereza de Siqueira. Um João caminha pela Espanha. A reconstrução poética do espaço espanhol na obra de João Cabral de Melo Neto. Tese de doutorado. Curitiba. UFP. 2010. 199pgs.

RAMOS, Graciliano. Vidas secas. São Paulo: Martins Fontes, 1970.

SECCHIN, Antônio Carlos. João Cabral: A poesia do menos e outros ensaios cabralinos. Rio de Janeiro, UMG. 2º edição, 1999.

WISNIK, José Miguel. O som e o sentido. São Paulo - Companhia das Letras. 2 ed. - 2002.

Publicado

20.11.2024

Como Citar

RODRIGUES, H. Y. F.; ALENCAR, R. B. de; LIMA, S. A. de O. 20 Palavras ao redor do sol: diálogos literomusicais. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 14, p. e21585, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/21585. Acesso em: 20 jan. 2025.