20 Palavras ao redor do sol: diálogos literomusicais

Auteurs-es

Mots-clés :

João Cabral, Catia de França, 20 palavras ao redor do sol

Résumé

Este artigo pretende realizar um diálogo literomusical entre o disco “20 Palavras ao redor do sol” da multi instrumentista, compositora e cantora paraibana Cátia de França com obras do poeta João Cabral de Melo Neto. A partir do título do disco, que nos remete a um poema intitulado “Graciliano Ramos”, somos sugeridos a verificar a obra da cantora Cátia de França com objetivo de encontrar outros vestígios cabralinos nas canções, assim como outros indícios literários. A cantora Cátia de França, em entrevista, fala que toda sua obra é baseada na literatura. Dessa forma, nosso objetivo, neste artigo, é perscrutar as canções do disco “20 Palavras ao redor do sol” e entender seus enlaces com a literatura, seu exercício literomusical. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Hiarla Yasmim França Rodrigues, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda em Ciências da Linguagem pelo programa de pós-graduação em ciências da linguagem (PPCL-UERN); Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte; poeta cordelista; estudante pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Literatura e suas Interfaces críticas (GELINTER), nas linhas de pesquisa dos estudos sobre a escrita de autoria feminina e em literatura comparada. A estudante atuou como pesquisadora, roteirista e atriz no grupo de extensão universitária FALA Barroco (UERN), como bolsista de Projeto de Iniciação Cientifica (PIBIC-UERN), com incentivo do CNPQ, investigando o fazer poético na obra de João Cabral de Melo Neto, bem como no Programa de Residência Pedagógica (RESPED-UERN) com incentivo da CAPES. Também está cursando Pós-graduação em Arte e Educação pela FAVENI

Rafael Barros de Alencar, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Estudante de doutorado pela UFRN, no PPgEL - Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem em Cotutela com a Universidad de Salamanca - USAL, no programa de doutoramento Español: investigación avanzada en Lengua y Literatura. Becario del Santander. Mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN no PPgEL, Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem. Especialista em Cinema (pós graduação Lato Sensu UFRN) e graduado em Gestão Pública pela UFRN. Estudante no grupo de pesquisa Grupo de Pesquisa Ponte Literária Hispano-brasileira da UFRN;Servidor Público Federal - lotado na COMUNICA (Superintendência de Comunicação), na função de Programador de Rádio e TV);Trabalhei na Comissão Organizadora da 7 Edição do FMPB 2017 (Festival Música Potiguar Brasileira), promovido pela Superintendência de Comunicação (COMUNICA UFRN);Trabalhei na Comissão Organizadora da 6 Edição do FMPB 2016 (Festival Música Potiguar Brasileira), promovido pela Superintendência de Comunicação (COMUNICA UFRN);Desenvolvi no ano de 2014, na função de coordenador adjunto, um projeto de extensão, chamado Brincando o Coco: diálogos de memória e musicalidade, em que atuamos no processo contínuo de reinvensão do coco enquanto manifestação popular, suas novas apropriações por parte dos artistas potiguares, enfim, um diálogo de memórias e musicalidade que culminaria na construção de um rádio-doc. 

Samuel Anderson de Oliveira Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre (2008) e doutor (2013) em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Realizou estágio de pós-doutorado (2019) na Universidade Federal do Ceará, tendo parte da pesquisa realizada na Universidade de Buenos Aires. É Professor Associado da UFRN, onde ministra disciplinas na área de literatura espanhola na graduação em Letras-Espanhol e na área de literatura comparada no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem. Tem experiência no ensino de línguas e literaturas brasileira e espanhola, com interesse nos seguintes temas: Barroco, Antropofagia, Melancolia, José de Anchieta, Gregório de Matos, Oswald de Andrade, Gonzalo de Berceo, Literatura Espanhola e Hispano-americana do século de ouro, Literatura brasileira, literatura espanhola medieval, poesia, teatro barroco. Foi Diretor do Instituto Ágora de outubro de 2014 a janeiro de 2019. É coordenador do Grupo de Pesquisa Ponte Literária Hispano-brasileira. Organizou a coletânea de textos "Colóquio Barroco" III (2012) e IV (2017), além dos livros "O eterno retorno do Barroco" (2014), "Saberes e sabores do Barroco" (2017), "Literatura Hispânica em pauta" (2018), "Tradição e contemporaneidade no barroco hispano-americano" (2020) e "Barroco americano: mapas para uma literatura crítica" (2022). É autor dos livros "Gregório de Matos: do Barroco à Antropofagia" (2016) e "Edifício de palavras: Gregório de Matos e seu corpus espanhol" (2017), ambos resultado de sua tese de doutoramento, publicados pela EDUFRN. Atualmente, é chefe do DLLEM/UFRN e editor-chefe da Revista Odisseia.

Références

ARISTÓTELES. Poética. Tradução Eudoro de Sousa. 2. ed. Imprensa Nacional – Casa da Moeda. 1990. Série Universitária. Clássicos de Filosofia.

ALBUQUERQUE Jr., Durval Muniz de. A Invenção do Nordeste e outras artes. São Paulo: Cortez. 2011.

CAMPOS, Haroldo de. Metalinguagens e outras metas. São Paulo: perspectivas, 2019.

CARA, Salete de Almeida. A Poesia Lírica. São Paulo: Ática, 1985.

CORRÊA, Maria Clara Queiroz. Serventia das ideias fixas. Revista de Letras - nº 27 - vol. ½ - jan/dez. 2005

FRANÇA, Cátia de. 20 palavras ao redor do sol. Rio de Janeiro: CBS, 1979.

MELO NETO, João Cabral de. Poesia completa. 1° ed. - Rio de Janeiro : Alfaguara, 2020.

NOGUEIRA, Lucila. O Cordão Encarnado: uma leitura severina. 2001. 216 f. Tese (Doutorado em Literatura)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife: UFPE, 2001.

PEDRA, Nylcéia Thereza de Siqueira. Um João caminha pela Espanha. A reconstrução poética do espaço espanhol na obra de João Cabral de Melo Neto. Tese de doutorado. Curitiba. UFP. 2010. 199pgs.

RAMOS, Graciliano. Vidas secas. São Paulo: Martins Fontes, 1970.

SECCHIN, Antônio Carlos. João Cabral: A poesia do menos e outros ensaios cabralinos. Rio de Janeiro, UMG. 2º edição, 1999.

WISNIK, José Miguel. O som e o sentido. São Paulo - Companhia das Letras. 2 ed. - 2002.

Publié-e

2024-11-20

Comment citer

RODRIGUES, H. Y. F.; ALENCAR, R. B. de; LIMA, S. A. de O. 20 Palavras ao redor do sol: diálogos literomusicais. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 14, p. e21585, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/21585. Acesso em: 23 nov. 2024.