A Subjetividade que reflete duas almas: Hegel e Machado de Assis sobre a Dialética do Homem-Mundo
Resumo
O presente trabalho teve o objetivo de compreender noções acerca da subjetividade proposta por Hegel, por meio de uma relação com o conto “O Espelho - esboço de uma nova teoria da alma humana”, de Machado de Assis. Foi realizada a leitura de obras importantes do filósofo alemão, como os volumes I e III da “Ciência da Lógica e Enciclopédia das ciências filosóficas”, assim como a leitura atenta do conto. Duas obras de René Magritte, “Reprodução proibida” e “O Espelho falso”, também foram utilizadas para ilustrar a teoria e os conceitos machadianos e hegelianos no que tange a natureza dupla da alma humana, para proporcionar uma experiência estética em um texto árido. Hegel desenvolveu uma crítica ao princípio da subjetividade, fundamento absoluto da modernidade, exercício também representado em René Descartes e Immanuel Kant. O Cogito cartesiano ou a consciência absoluta de Kant defende que ela é intrínseca ao sujeito, e Hegel critica essa ideia ao defender a constituição desta como resultado de um processo dialético entre o Eu e o mundo exterior, natureza e cultura, sintetizados em um pensar conceitual, que gera as referências objetivas e as autorreferências do sujeito. Assim, é indicado o modo que Hegel concebe a construção de subjetividade a partir da suprassunção do Outro no Eu via conceitos, pois estes permitem a criação da identidade entre os diferentes momentos de qualquer produção espiritual: trazem em si o para si, as verdades mais fundamentais do absoluto.Downloads
Referências
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