Ciência, Regras e Práticas Científicas: entre a teoria da ciência e a filosofia da linguagem
Palavras-chave:
Wittgenstein, Kuhn, Regras, Ciência, Semelhanças de famíliaResumo
A ideia de que o desenvolvimento científico não é apenas cumulativo, mas é constituído também por episódios ocasionais não cumulativos tem centralidade na história da ciência de Kuhn, que trata tais episódios como revoluções científicas. É decorrente dessa maneira de entender o desenvolvimento da ciência a questão a respeito da relação entre a normatividade à qual deve se submeter as atividades científicas e a existência de um corpo de regras adequado que oriente a atuação de cientistas. Ao contrário do que se passa no desenvolvimento normal da ciência, nos momentos de crise que antecedem revoluções, é comum haver desacordo sobre essas regras, bem como sobre a interpretação de paradigmas. Essa situação abre margem para a pergunta acerca de como, nesse contexto, as atividades científicas são orientadas. A resposta de Kuhn a essa questão é extraída por ele de um importante capítulo da filosofia de Wittgenstein, o qual trata sobre a noção de ‘semelhanças de família’.
Downloads
Referências
BARNES, B. T. S. Kuhn and Social Science. The Macmillan Press: London, 1984.
DOPPELT, G. Incommensurability and The Normative Foundations of Scientific. Knowledge. In: HOYNINGEN-HUENE, P.; SANKEY, H. (eds.) Incommensurability and Related Matters. Dordrecht: Kluwer, 2001. p. 159-179.
FRIEDMAN, M. Dynamics of Reason: the 1999 Kant Lectures at Stanford University. Stanford: CSL Publications, 2001.
KUHN, T. The Road since Structure. Chicago: Chicago University Press, 2000.
______. The Structure Scientific Revolutions. Chicago: Chicago University Press, 1970.
______. “Foreword”. In: FLECK, L. Genesis and Development of a Scientific Fact. Chicago: The University of Chicago Press, 1979.
SHAPERE, D. Reason and the Search for Knowledge. Boston Studies in the Philosophy of Science, vol 78. Dordrecht: Springer, 1984.
WITTGENSTEIN, L. (1969) On Certainty. Oxford: Basil Blackwell, 1969.