Materiales poiéticos para una crítica de arte descolonial desde latinoamérica

Autores

  • Christian Soazo Ahumada Universidad de Chile

Resumo

O presente trabalho reflete sobre os poderes descolonizadores da categoria da poiesis, com o propósito de oferecer um horizonte de compreensão, situado desde os espaços de vivências socioculturais deste continente, até a crítica de arte em seu sentido mais genérico, embora considerando teorizações conceituais principalmente das artes visuais. A partir da descolonização posta em ação (desobrando) em torno da dimensão alterológica da produção poiética, ou seja, a transmutação do não-ser em ser, de "ausência/presente" em presença plena no mundo contemporâneo configurado desde o espetáculo de todas as relações sociais capitalistas-modernas/colonialistas/patriarcais, as distinções entre arte (poietike episteme ou techne), arte moderna e arte contemporânea são abordadas nas seções seguintes para examinar sus diversos horizontes históricos de produção, seus recursos composicionais artísticos e seus imaginários ou construção de mundos/subjetividades estéticas no cenário atual da cartografia global do poder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christian Soazo Ahumada, Universidad de Chile

Doctor en Latinoamericanística, Universidad de Freiburg Alemania. Investigador asociado a CIELA (Centro de investigaciones en estéticas latinoamericanas, Facultad de Artes, U. de Chile) y C.I.T.E.S (Centro de Investigación Transdiciplinaria en Esteticas del Sur). Miembro de AFyL Chile y de Red Internacional de Cátedras, Instituciones y Personalidades sobre el Estudio de la Deuda Pública (RICDP). Docente e investigador en pensamiento crítico descolonial, pensamiento latinoamericano, estéticas latinoamericanas, descoloniales y de la liberación. Ha dictado cursos, seminarios, conferencias y publicado artículos académicos y capítulos de libros en diferentes países tanto de América Latina como de Europa. Actualmente trabaja en diversos proyectos editoriales sobre los regímenes de producción y de composición sensibles, tanto materiales como simbólicos, existentes en la poiética moderno/colonial, o sea, en el patrón compositivo, categorial-técnico, de la matriz colonial de poder del sistema civilizatorio moderno-occidental. 

Publicado

2022-12-30

Como Citar

AHUMADA, C. S. Materiales poiéticos para una crítica de arte descolonial desde latinoamérica. Anãnsi: Revista de Filosofia, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 194–217, 2022. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/anansi/article/view/15686. Acesso em: 21 nov. 2024.