Quando a realidade não se impõe

Onde aterrar? (2017) e a questão política do negacionismo

Auteurs-es

  • Matheus Barbosa Rodrigues Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UNIFESP

Mots-clés :

Bruno Latour, Negacionismo, pós-política, pós-verdade

Résumé

Nosso objetivo é trazer à luz a maneira como Bruno Latour entende a questão do negacionismo político em Onde aterrar? – como se orientar politicamente no Antropoceno (2017). Trata-se de demonstrar como mais do que um fenômeno epistemológico ligado à “pós-verdade”, o negacionismo diz respeito à situação geopolítica da “pós-política”. Em um primeiro momento, a partir do livro de Naomi Orekes e Erik M. Conway, Merchants of Doubt (2010), faremos um desvio pelo histórico do negacionismo climático.  Na sequência, exploraremos o deslocamento que levou elites econômicas a abandonarem o compromisso com a verdade. Seguindo Latour, então, abordaremos os motivos que levam as pessoas a não acreditarem em questões de fato ou verdades científicas, efeito colateral de décadas de destruição sistemática de uma “cultura comum” de amparo. Por fim, avançaremos a hipótese de que devemos deslocar as condições da solução do problema negacionista.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Matheus Barbosa Rodrigues, Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UNIFESP

Possui bacharelado e licenciatura em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2015 e 2017) com período de intercâmbio acadêmico na Université Paris-Sorbonne (Paris IV) custeado pela bolsa de mérito acadêmico da Universidade de São Paulo (USP). Cursou mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo e realizou estágio de pesquisa de mestrado (BEPE - FAPESP) na Universidade Paris Nanterre, onde desenvolveu pesquisa no laboratório de história das artes e das representações (HAR). Atualmente, é doutorando em filosofia na UNIFESP, desenvolvendo pesquisa sobre a intersecção entre a filosofia de Gilles Deleuze e as tendências contemporâneas do realismo especulativo. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia francesa contemporânea.

Téléchargements

Publié-e

2024-08-29

Comment citer

BARBOSA RODRIGUES, M. Quando a realidade não se impõe : Onde aterrar? (2017) e a questão política do negacionismo. Anãnsi: Revista de Filosofia (Journal de Philosophie), [S. l.], v. 5, n. 1, p. 48–66, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/anansi/article/view/20273. Acesso em: 21 nov. 2024.