Questões filosóficas: a ética na formação do professor

Auteurs-es

  • Vilma Dias da Costa Universidade Federal do Acre
  • Maria Irinilda da Silva Bezerra Universidade Federal do Acre
  • Ademárcia Lopes de Oliveira Costa Universidade Federal do Acre

Résumé

O ser humano passa por um processo de desenvolvimento, que o acompanha ao longo de toda a sua vida. E como parte deste desenvolvimento vai adquirindo valores em seus processos de interações sociais. O artigo em tela discorre sobre a ética na formação do professor, entendendo-a como parte de um processo que contribui para o desempenho exitoso do trabalho docente junto aos alunos. Este artigo objetiva analisar a importância da ética na formação dos professores. Trata-se de uma abordagem qualitativa, com o uso da pesquisa bibliográfica. Como aporte teórico, utilizou-se autores como Tadêus; Cunha, Vasquez, Ricci, Santos, entre outros. Os resultados revelaram que os professores têm papel essencial no desenvolvimento da sociedade, pois ensinam alunos da educação básica e preparam profissionais das mais diversas áreas, por isso precisaram da ética para o bom desempenho das suas funções docentes. Conclui-se que a ética, na sociedade atual, é de grande relevância, tanto na formação dos professores, quanto na prática docente, quando estes preparam os alunos para o exercício da cidadania.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Vilma Dias da Costa, Universidade Federal do Acre

Mestranda em Ensino de Humanidades e Linguagens pela Universidade Federal do Acre. Professora da Rede Estadual e Municipal de Ensino. Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Acre.

Maria Irinilda da Silva Bezerra, Universidade Federal do Acre

Professora Adjunta da Universidade Federal do Acre/Campus Floresta. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens e do Curso de Pedagogia, do Centro de Educação e Letras. Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq: Investigação Docente e Diversidades (GRIDD/UFAC).

Ademárcia Lopes de Oliveira Costa, Universidade Federal do Acre

Professora Adjunta da Universidade Federal do Acre. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política, Gestão, Trabalho e Formação Docente – GEPPEACG.

Téléchargements

Publié-e

2021-12-31

Comment citer

COSTA, V. D. da .; BEZERRA, M. I. da S. .; COSTA, A. L. de O. . Questões filosóficas: a ética na formação do professor. Anãnsi: Revista de Filosofia (Journal de Philosophie), [S. l.], v. 2, n. 2, p. 123–133, 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/anansi/article/view/13459. Acesso em: 24 nov. 2024.