Pedagogia da farda
uma análise do projeto de militarização das escolas públicas à luz da teoria crítica
Résumé
O propósito deste artigo é problematizar o processo de militarização das escolas públicas brasileiras, que consiste na transferência da gestão destas escolas para as corporações da polícia militar. Considerando o atual cenário brasileiro, marcado por políticas educacionais de cunho conservador e neoliberal, que contrariam os princípios educacionais democráticos, o recorte empírico deste texto se volta para o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares e seus limites na formação de sujeitos críticos e emancipados. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica cuja base teórica de análise sustenta-se na Teoria Crítica da Sociedade. Os resultados apontam que, apesar de assumir o discurso de diminuição dos índices de violência nas escolas públicas, bem como a melhoria na qualidade educacional, o que tem se materializado em diversas escolas públicas que foram militarizadas são práticas formativas orientadas por uma racionalidade instrumental, sustentada em bases pragmáticas e autoritárias, que acabam por contribuir fortemente para a formação de indivíduos adaptados ao status quo, desprovidos de uma formação crítica e emancipatória que lhes possibilite compreender a realidade brasileira de profundas desigualdades sociais e contribuir com isso, para sua transformação.