O outro e o touro no Alphaville de Jean-Luc Godard

Autores/as

  • João Victor Damião Gordiano Universidade Federal da Bahia

Palabras clave:

Loucura, Discurso, Poesia, Amor, Diferença

Resumen

A partir de Alphaville, filme lançado por Jean-Luc Godard em 1965, o artigo visa abordar uma forma de pensar o conceito de loucura como elemento que, atravessando a ordem dos discursos, resiste à interpretação, à compreensão e à tradução. Pretende-se aproximar tal resistência ao modo poético de dispor da linguagem e avaliar a pertinência de sua sustentação para o exercício da experiência amorosa. Neste sentido, a discussão gira em torno da ideia de que o grau de abertura sobre o que há de louco, numa relação, marcará o tipo de posição a que colocamos quem nos interpela: como outro, pela dignidade conferida à diferença, ou como touro, pela aniquilação da mesma.

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Biografía del autor/a

João Victor Damião Gordiano, Universidade Federal da Bahia

Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia.

Publicado

2024-08-29

Cómo citar

DAMIÃO GORDIANO, J. V. O outro e o touro no Alphaville de Jean-Luc Godard. Anãnsi: Revista de Filosofía , [S. l.], v. 5, n. 1, p. 18–27, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/anansi/article/view/21333. Acesso em: 27 sep. 2024.