Centelhas e incêndios: imagens da hýbris em Sólon e Heráclito

Autores/as

  • Martim Reyes C. Silva Universidade Federal de Minas Gerais

Resumen

Embora tenham sido historicamente associados a diferentes tradições, Sólon e Heráclito viveram em períodos relativamente próximos e suas obras apresentam pontos de contato significativos. Neste artigo, proponho explorar algumas dessas ressonâncias a partir de duas imagens, uma presente no fragmento 13W de Sólon e a outra no fragmento B 43 de Heráclito, nas quais a hýbris é associada a um incêndio. A partir dos tratamentos dados à noção de hýbris, é possível também observar outros pontos significativos nas obras desses autores, como a abordagem da precariedade da cognição humana e a exortação por uma postura reflexiva, que em ambos se relacionam também com a esfera do pensamento político.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Martim Reyes C. Silva , Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Letras (na área de literaturas clássicas e medievais) pela UFMG e bacharel em Filosofia pela UFBA. Desde a graduação, pesquiso especificamente Heráclito de Éfeso, dedicando-me também a outros autores da Grécia arcaica, assim como à relação entre aspectos filosóficos e poéticos nesses autores.

Publicado

2022-07-27

Cómo citar

SILVA , M. R. C. . Centelhas e incêndios: imagens da hýbris em Sólon e Heráclito . Anãnsi: Revista de Filosofía , [S. l.], v. 3, n. 1, p. 106–121, 2022. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/anansi/article/view/14854. Acesso em: 21 nov. 2024.