As interfaces entre filosofia e educação a partir de Adorno
Resumen
O presente trabalho tem como temática “A educação em Adorno: formação ou semiformação?”. Adorno é um dos grandes expoentes da Escola de Frankfurt, que embora não tenha um tratado sobre a educação, trouxe grandes contribuições em suas obras para essa temática. No diálogo com esse teórico queremos discutir a formação para o esclarecimento pregada pelos iluministas, sobretudo Kant. No entanto, a formação que se instalava não serviu para tornar a sociedade melhor, pelo contrário, levou o homem para um caminho de competição e barbárie, onde a formação humana se tornou produto de mera meritocracia. Essa pesquisa é de cunho bibliográfico e para discutir as ideias apresentadas usamos como aporte teórico os seguintes autores: Horkheimer, Mass, Brandão, Bourdieu e Freire. Esses autores buscaram desvendar quais os entraves existentes na escola e na cultura que impedem a formação humana de cumprir o papel de levar o homem a tomar decisões por si mesmo sem a tutela de outrem. Algumas teorias sociológicas afirmam que, em uma sociedade de classe, as instituições escolares atuam como instrumentos para a manutenção de uma sociedade mais alienada, dependente, indo contra o processo de esclarecimento e autonomia do sujeito. Mas a educação é um instrumento capaz de retirar o homem da semiformação na qual ele se encontra, garantindo-lhe a condição de sujeito autônomo.