Protágoras e a doxografia platônica sobre o mais eminente sofista

Autores/as

  • Osvaldo Cunha Neto Instituto Federal de Rondônia
  • André Luis La Salvia Universidade Federal do ABC

Resumen

Alguns diálogos de Platão podem ser entendidos, no confronto com outras fontes secundárias, como doxografias de personalidades históricas contemporâneas de Sócrates e de outros pensadores dos séculos V e IV a.C. É o caso do sofista Protágoras, retratado, no diálogo homônimo, com elementos históricos comuns às informações presentes em Diógenes Laércio, por exemplo. O presente artigo é introduzido com a conceitualização de doxografia aplicada à obra de Platão para, em seguida, debruçar sobre a análise do diálogo dedicado ao sofista em confronto com Sócrates. A conclusão apresenta o resultado desta logomaquia e, assim, o quanto Platão seria uma fonte doxográfica fidedigna ou não para registrar, historicamente e intelectualmente, o rastro do mais eminente e enciclopédico dos sofistas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Osvaldo Cunha Neto, Instituto Federal de Rondônia

Professor Efetivo de Filosofia do Instituto Federal de Rondônia. Atuou como professor bolsista na Universidade Estadual do Amazonas em 2018 e foi professor substituto do Instituto Federal de São Paulo no ano de 2017. É doutor em Linguística pela Unicamp (2016, subárea de Estudos Clássicos), realizou Doutorado sanduíche na Universidade de Ottawa (entre 2013 e 2014), é mestre em Linguística pela Unicamp (na subárea de Estudos Clássicos, dissertação defendida em 2012) e graduou-se em Filosofia pela Unesp (Licenciatura, em 2001). Obteve, alternadamente, bolsa de estudo da CAPES e do CNPQ durante todo o período que realizou Pós-Graduação no Brasil e exterior. Tem experiência docente em nível médio e superior nas áreas de Língua Grega, Estudos Clássicos, Filosofia e Educação.

André Luis La Salvia , Universidade Federal do ABC

Professor de filosofia da UFABC. Fez graduação, mestrado e doutorado em Filosofia pela UNICAMP. Trabalha principalmente com ensino de filosofia, articulando cinema e filosofia, e com a filosofia de Gilles Deleuze e Felix Guattari.

Publicado

2022-07-27

Cómo citar

CUNHA NETO, O.; LA SALVIA , A. L. . Protágoras e a doxografia platônica sobre o mais eminente sofista. Anãnsi: Revista de Filosofía , [S. l.], v. 3, n. 1, p. 122–142, 2022. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/anansi/article/view/12331. Acesso em: 21 nov. 2024.